RUMOS PRÁTICOS 66: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL
Caros leitores, nesta edição, damos uma pausa na série sobre as zonas de praticagem para uma reportagem especial.
Tratamos de contar em detalhes o Seminário Internacional Praticagem do Brasil – Convenções internacionais, acidentes e suas consequências. Com esse evento realizado em Brasília, destacamos as convenções de resposta a acidentes com grandes navios das quais o Brasil não é signatário. Sem esses instrumentos assinados, o país tem acesso a poucos recursos para remover destroços e combater a poluição, podendo comprometer a vida das pessoas, a economia e o meio ambiente durante anos.
O evento integrou a programação do 45o Encontro Nacional de Praticagem, que, no primeiro dia, abordou as parcerias técnicas da Praticagem do Brasil, da mais antiga – com a Universidade de São Paulo – às mais recentes – com Navigandi, Technomar e Senai Cimatec. Na matéria a seguir, o leitor confere como transcorreu esse dia no Instituto Praticagem do Brasil.
Naquela data, no mesmo local, os práticos reunidos em assembleia elegeram a nova diretoria da Praticagem do Brasil para o biênio 2024–2025. O prático Bruno Fonseca, do Ceará, assumiu a presidência no lugar do prático Ricardo Falcão, da Bacia Amazônica Oriental, que continua na diretoria. Bruno aponta os principais desafios de sua gestão em uma das reportagens.
Também abordamos como foi a primeira turma do Curso de Atualização para Práticos (ATPR) em Brasília. Pela primeira vez, a parte presencial ocorreu no Instituto Praticagem do Brasil, que se soma às unidades de ensino da Marinha no Rio de Janeiro (Ciaga) e em Belém (Ciaba). O programa brasileiro é obrigatório a cada cinco anos e referência internacional. No curso, três práticos relataram suas experiências em acidentes na transferência lancha/navio. Transcrevemos seus aprendizados com o objetivo de colaborar para a segurança de todos.
Outra boa notícia vinda de Brasília foi a sanção da nova lei que moderniza a regulação da praticagem no país, após amplo debate no Congresso.
Por fim, fechamos a edição com uma causa nobre. Durante o seminário internacional, encerramos um leilão em prol da organização Médicos Sem Fronteiras. O quadro arrematado sobre a atividade, do artista Bruno Big, vai contribuir para alimentar 537 crianças desnutridas por um mês. Que todos sejamos mais solidários em 2024!
Otavio Fragoso é o editor responsável