RUMOS PRÁTICOS 66: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Caros lei­to­res, nes­ta edi­ção, damos uma pau­sa na série sobre as zonas de pra­ti­ca­gem para uma repor­ta­gem especial.

Tratamos de con­tar em deta­lhes o Seminário Internacional Praticagem do Brasil – Convenções inter­na­ci­o­nais, aci­den­tes e suas con­sequên­ci­as. Com esse even­to rea­li­za­do em Brasília, des­ta­ca­mos as con­ven­ções de res­pos­ta a aci­den­tes com gran­des navi­os das quais o Brasil não é sig­na­tá­rio. Sem esses ins­tru­men­tos assi­na­dos, o país tem aces­so a pou­cos recur­sos para remo­ver des­tro­ços e com­ba­ter a polui­ção, poden­do com­pro­me­ter a vida das pes­so­as, a eco­no­mia e o meio ambi­en­te duran­te anos.

O even­to inte­grou a pro­gra­ma­ção do 45o Encontro Nacional de Praticagem, que, no pri­mei­ro dia, abor­dou as par­ce­ri­as téc­ni­cas da Praticagem do Brasil, da mais anti­ga – com a Universidade de São Paulo – às mais recen­tes – com Navigandi, Technomar e Senai Cimatec. Na maté­ria a seguir, o lei­tor con­fe­re como trans­cor­reu esse dia no Instituto Praticagem do Brasil.

Naquela data, no mes­mo local, os prá­ti­cos reu­ni­dos em assem­bleia ele­ge­ram a nova dire­to­ria da Praticagem do Brasil para o biê­nio 2024–2025. O prá­ti­co Bruno Fonseca, do Ceará, assu­miu a pre­si­dên­cia no lugar do prá­ti­co Ricardo Falcão, da Bacia Amazônica Oriental, que con­ti­nua na dire­to­ria. Bruno apon­ta os prin­ci­pais desa­fi­os de sua ges­tão em uma das reportagens.

Também abor­da­mos como foi a pri­mei­ra tur­ma do Curso de Atualização para Práticos (ATPR) em Brasília. Pela pri­mei­ra vez, a par­te pre­sen­ci­al ocor­reu no Instituto Praticagem do Brasil, que se soma às uni­da­des de ensi­no da Marinha no Rio de Janeiro (Ciaga) e em Belém (Ciaba). O pro­gra­ma bra­si­lei­ro é obri­ga­tó­rio a cada cin­co anos e refe­rên­cia inter­na­ci­o­nal. No cur­so, três prá­ti­cos rela­ta­ram suas expe­ri­ên­ci­as em aci­den­tes na trans­fe­rên­cia lancha/navio. Transcrevemos seus apren­di­za­dos com o obje­ti­vo de cola­bo­rar para a segu­ran­ça de todos.

Outra boa notí­cia vin­da de Brasília foi a san­ção da nova lei que moder­ni­za a regu­la­ção da pra­ti­ca­gem no país, após amplo deba­te no Congresso. 

Por fim, fecha­mos a edi­ção com uma cau­sa nobre. Durante o semi­ná­rio inter­na­ci­o­nal, encer­ra­mos um lei­lão em prol da orga­ni­za­ção Médicos Sem Fronteiras. O qua­dro arre­ma­ta­do sobre a ati­vi­da­de, do artis­ta Bruno Big, vai con­tri­buir para ali­men­tar 537 cri­an­ças des­nu­tri­das por um mês. Que todos seja­mos mais soli­dá­ri­os em 2024!

Otavio Fragoso é o edi­tor responsável