SOBRE

Inaugurado em dezem­bro de 2021, em Brasília, o Instituto Praticagem do Brasil é mais do que um cen­tro de trei­na­men­to de prá­ti­cos e ope­ra­do­res das esta­ções de praticagem.

Com dois simu­la­do­res de pas­sa­di­ço de alta tec­no­lo­gia, nele é pos­sí­vel ava­li­ar a efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça de pro­je­tos aqua­viá­ri­os e por­tuá­ri­os, que pre­ci­sam ser simu­la­dos com a par­ti­ci­pa­ção de prá­ti­cos, con­for­me pre­co­ni­zam as boas prá­ti­cas inter­na­ci­o­nais. 

Sua loca­li­za­ção na capi­tal fede­ral faci­li­ta o acom­pa­nha­men­to téc­ni­co dos pro­je­tos por enti­da­des regu­la­do­ras do setor, como a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Ministério de Portos e Aeroportos e o Congresso Nacional.

O Instituto Praticagem do Brasil tam­bém se mos­tra­do um ver­da­dei­ro cen­tro de pro­du­ção de conhe­ci­men­to, pes­qui­sa e deba­tes, com o obje­ti­vo de apri­mo­rar o ser­vi­ço, for­ta­le­cer a ati­vi­da­de e con­tri­buir para a melho­ria da infra­es­tru­tu­ra aqua­viá­ria e por­tuá­ria no país.

Missão

Difundir e for­ta­le­cer a Praticagem do Brasil nos seto­res aqua­viá­rio e por­tuá­rio, demais seg­men­tos da eco­no­mia e na soci­e­da­de em geral.

Visão

Ser refe­rên­cia em trei­na­men­to, simu­la­ções para pla­ne­ja­men­to por­tuá­rio e big data, dis­po­ni­bi­li­zan­do infor­ma­ções de qua­li­da­de para toma­das de decisão.

SIMULADORES

.

Parceria TPN-USP

O pri­mei­ro simu­la­dor full mis­si­on foi implan­ta­do com a inau­gu­ra­ção do Instituto, em dezem­bro de 2021. É uma par­ce­ria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), refe­rên­cia inter­na­ci­o­nal em simulações.

O simu­la­dor uti­li­za o mes­mo soft­ware, mode­lo mate­má­ti­co e ban­co de dados do simu­la­dor do TPN-USP, que pos­sui qua­se a tota­li­da­de dos por­tos bra­si­lei­ros mode­la­dos, cali­bra­dos e vali­da­dos com apoio dos prá­ti­cos bra­si­lei­ros. Seu cam­po de visão é de, apro­xi­ma­da­men­te, 290 graus, for­ma­do por 14 telas de 65 pole­ga­das, sen­do três traseiras.

Parceria Technomar

O segun­do simu­la­dor foi implan­ta­do, em setem­bro de 2023, pela Technomar Engenharia, cuja equi­pe é oriun­da do TPN-USP. Assim como o pri­mei­ro, os mode­los mate­má­ti­cos con­tem­plam o esta­do da arte em simu­la­ções. Esse é o úni­co simu­la­dor desen­vol­vi­do no hemis­fé­rio sul cer­ti­fi­ca­do pela DNV nas clas­ses A e B. O equi­pa­men­to tam­bém é empre­ga­do no Curso de Atualização para Práticos (ATPR).

Parceria Wärtsilä

Além dos simu­la­do­res, o cen­tro con­ta com uma sala para trei­na­men­to em nave­ga­ção ele­trô­ni­ca, par­ce­ria com a Wärtsilä, refe­rên­cia glo­bal em ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca na indús­tria marítima.

TREINAMENTO

.

Treinamento de práticos

Desde a sua inau­gu­ra­ção, o Instituto vem sen­do uti­li­za­do para trei­na­men­to de prá­ti­cos bra­si­lei­ros. Já pas­sa­ram pelo seu cen­tro de simu­la­ções pro­fis­si­o­nais de dife­ren­tes zonas de pra­ti­ca­gem, como a da Bahia, do Ceará e do Pará.  

Curso ATPR

Em outu­bro de 2023, o Instituto rece­beu a pri­mei­ra tur­ma do Curso de Atualização para Práticos (ATPR). Obrigatório a cada cin­co anos, o pro­gra­ma é refe­rên­cia inter­na­ci­o­nal. Até então, a par­te pre­sen­ci­al ocor­ria ape­nas em simu­la­do­res da Marinha no Rio de Janeiro (RJ) e em Belém (PA).

Também é inten­ção rece­ber prá­ti­cos de outros paí­ses para trei­na­men­to, a exem­plo do que já foi fei­to no ATPR, que recep­ci­o­nou cole­gas de Angola, Argentina, México e Uruguai.

Treinamento de operadores

O Instituto Praticagem do Brasil já for­mou qua­tro tur­mas do Curso para Operadores de Atalaia, pro­gra­ma de qua­li­fi­ca­ção vol­ta­do aos pro­fis­si­o­nais que ope­ram as esta­ções de praticagem.

Os alu­nos têm aulas sobre infra­es­tru­tu­ra e pla­ne­ja­men­to por­tuá­rio; ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem; ser­vi­ço de trá­fe­go de embar­ca­ções; lin­gua­gem e comu­ni­ca­ção; conhe­ci­men­tos náu­ti­cos; equi­pa­men­tos; geren­ci­a­men­to de trá­fe­go; e situ­a­ções de emergência.

No cen­tro de simu­la­ções, os ope­ra­do­res se fami­li­a­ri­zam com os equi­pa­men­tos de bor­do e os desa­fi­os do ser­vi­ço do prático.

INOVAÇÃO

Sendo tam­bém um cen­tro de pes­qui­sa, tec­no­lo­gia e ino­va­ção, visan­do ao apri­mo­ra­men­to do ser­vi­ço, o Instituto tem par­ce­ri­as imple­men­ta­das. A pri­mei­ra delas foi fir­ma­da com o Senai Cimatec, da Bahia, para o desen­vol­vi­men­to de um cole­te sal­va-vidas apro­pri­a­do à ati­vi­da­de de pra­ti­ca­gem, ine­xis­ten­te no mercado.

A assi­na­tu­ra de um con­vê­nio téc­ni­co entre a Praticagem do Brasil e a star­tup Navigandi, por sua vez, tra­rá avan­ços tec­no­ló­gi­cos e de trei­na­men­to para o Instituto, espe­ci­al­men­te no uso de por­ta­ble pilot unit (PPU), equi­pa­men­to por­tá­til que auxi­lia os prá­ti­cos nas manobras.

No futu­ro, a par­tir da cen­tra­li­za­ção de dados das esta­ções de pra­ti­ca­gem, está pre­vis­ta a implan­ta­ção de uma sala de big data, geran­do infor­ma­ções pre­ci­sas e con­fiá­veis para pau­tar ações no setor.

Estação da Praticagem de São Paulo

VISITAS

O Instituto Praticagem do Brasil tem rece­bi­do visi­tas de ins­ti­tui­ções e auto­ri­da­des impor­tan­tes, cum­prin­do a mis­são de difun­dir e for­ta­le­cer a pra­ti­ca­gem. Além dis­so, pro­mo­ve uma série de lives de inte­res­se do seg­men­to e do públi­co em geral, todas divul­ga­das nas redes soci­ais da Praticagem do Brasil.

Agende sua visi­ta por meio do email: comunicacao@institutopraticagem.org.br