INSTITUTO EM BRASÍLIA RECEBE O SEMINÁRIO PORTO SEM PAPEL

Cumprindo uma de suas mis­sões, de se apro­xi­mar da comu­ni­da­de marí­ti­ma, o Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, rece­beu, na últi­ma sex­ta-fei­ra (8/3), o Seminário Porto Sem Papel, rea­li­za­do pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos.

O even­to apon­tou as melho­ri­as e ino­va­ções para os usuá­ri­os do sis­te­ma implan­ta­do em 2011. O Porto Sem Papel está em 100% dos por­tos públi­cos bra­si­lei­ros e em 85% dos ter­mi­nais pri­va­dos (TUPs), sen­do um case reco­nhe­ci­do pela Organização Marítima Internacional (IMO).

Trata-se de um sis­te­ma de infor­ma­ção de ges­tão por­tuá­ria desen­vol­vi­do para des­bu­ro­cra­ti­zar pro­ce­di­men­tos de esta­dia dos navi­os nos por­tos bra­si­lei­ros, oti­mi­zan­do pro­ces­sos de impor­ta­ção e expor­ta­ção a par­tir de um por­tal úni­co de informações.

O sis­te­ma inte­gra os dados de inte­res­se dos agen­tes de nave­ga­ção e dos órgãos públi­cos que ope­ra­ci­o­na­li­zam e geren­ci­am as esta­di­as de embar­ca­ções nos portos.

De acor­do com o secre­tá­rio naci­o­nal de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, a fer­ra­men­ta foi um dos fato­res que con­tri­buiu para redu­zir o tem­po médio do navio no por­to de 20 dias, em 2012, para sete dias, em 2023, e qua­tro dias, no pri­mei­ro bimes­tre des­te ano.

Antes da inte­gra­ção, os agen­tes de nave­ga­ção eram obri­ga­dos a pre­en­cher 112 for­mu­lá­ri­os de papel com mais de dois mil itens de infor­ma­ção. Atualmente, exis­te um docu­men­to úni­co vir­tu­al com 935 campos.

Além da Secretaria, o even­to teve apre­sen­ta­ções da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal, da Polícia Federal, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Coube ao asses­sor ins­ti­tu­ci­o­nal da Praticagem do Brasil, Wilson Cruz, dar as boas-vin­das aos par­ti­ci­pan­tes e apre­sen­tar o cen­tro de simu­la­ções de mano­bras de navi­os do Instituto Praticagem do Brasil. O secre­tá­rio Alex Sandro de Ávila agra­de­ceu à pra­ti­ca­gem pelo apoio ao seminário.

Assista em https://www.youtube.com/live/SwD8gJqpN00?si=yWSV7uQiyqqyC99h