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Seminário de Gestão de Riscos pro­mo­vi­do pelo Conapra

Qual a pro­ba­bi­li­da­de de haver um erro huma­no no con­tro­le de um navio em águas res­tri­tas? Apesar de ser insig­ni­fi­can­te o índi­ce de aci­den­tes em mano­bras de apro­xi­ma­ção de embar­ca­ções em por­tos e hidro­vi­as, dado enal­te­ci­do pela Autoridade Marítima, a per­gun­ta não é irre­le­van­te se con­si­de­ra­do que apro­xi­ma­da­men­te 80% dos aci­den­tes no meio aqua­viá­rio podem ser atri­buí­dos a fato­res que influ­en­ci­am o desem­pe­nho huma­no. Soma-se a isso o fato de que exis­te uma deman­da de aces­so de navi­os cada vez mai­o­res aos por­tos bra­si­lei­ros, porém, ain­da sem uma infra­es­tru­tu­ra adequada.

Sempre pre­o­cu­pa­do em redu­zir o ris­co ine­ren­te ao ser­vi­ço, o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) fir­mou con­vê­nio com o Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco (LabRisco) da USP para inves­ti­gar a con­tri­bui­ção do fator huma­no para o ris­co em mano­bras em por­tos e hidro­vi­as. Os pri­mei­ros resul­ta­dos serão apre­sen­ta­dos no Seminário de Gestão de Risco na Praticagem, que ocor­re­rá, no dia 28 de agos­to, no Rio de Janeiro.

O obje­ti­vo do even­to é pro­mo­ver cons­ci­en­ti­za­ção, edu­ca­ção e inter­câm­bio de conhe­ci­men­tos na área. Estarão em deba­te meto­do­lo­gi­as de ges­tão de ris­co, téc­ni­cas de aná­li­se de ris­co, medi­das pre­ven­ti­vas e estu­do de caso, entre outros temas.

O tra­ba­lho do LabRisco em par­ce­ria com a Praticagem vem sen­do desen­vol­vi­do há pou­co mais de um ano. Os pes­qui­sa­do­res quan­ti­fi­ca­ram a pro­ba­bi­li­da­de de erro huma­no em dife­ren­tes cená­ri­os sem prá­ti­co a bor­do, com asses­so­ria de um ou de dois Práticos a bor­do em con­di­ções ambi­en­tais dis­tin­tas, de dia e à noi­te. Antes de che­ga­rem nes­sa fase, eles entre­vis­ta­ram Práticos, Comandantes e acom­pa­nha­ram simu­la­ções na USP e mano­bras. O labo­ra­tó­rio rea­li­za estu­dos seme­lhan­tes na nave­ga­ção em águas aber­tas des­de 2010.

No esco­po do pro­je­to, tam­bém está pre­vis­ta a ava­li­a­ção do impac­to de cada fator que influ­en­cia o desem­pe­nho na pro­ba­bi­li­da­de de erro huma­no, entre eles fato­res inter­nos, como estres­se; ambi­en­tais, como visi­bi­li­da­de; e orga­ni­za­ci­o­nais, como car­ga de trabalho.

O semi­ná­rio abor­da­rá, em linhas gerais:

  • Os prin­ci­pais con­cei­tos: incer­te­za e ris­co, opor­tu­ni­da­de e ame­a­ças, peri­go, inci­den­te e aci­den­te, etc.
  • ISO 31000, FSA e fases de vida: pla­ne­ja­men­to, pro­je­to, cons­tru­ção, ope­ra­ção, descomissionamento.
  • Métodos qua­li­ta­ti­vos — fer­ra­men­ta PHA (Preliminary Hazard Analysis) — e Métodos Semi-quan­ti­ta­ti­vos e Quantitativos — fer­ra­men­ta BowTie.
  • Fator Humano: con­cei­tos e méto­dos prin­ci­pais sobre HRA, PSF, MOF.
  • IALA Risk Management Toolbox.

O Seminário rea­li­zou-se no dia 28 de agos­to de 2019, das 08:00 horas às 18:00 horas, 

no Prodigy Hotel Santos Dumont Airport,

no Bossa Nova Mall, jun­to ao aero­por­to, no Rio de Janeiro.