RUMOS PRÁTICOS 64: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL

Neste mês de junho, em que a Praticagem do Brasil com­ple­ta 215 anos de regu­la­men­ta­ção, e o Conselho Nacional de Praticagem 48 anos, Rumos Práticos brin­da os lei­to­res com uma repor­ta­gem sobre a Zona de Praticagem 16, em que a ati­vi­da­de tam­bém cele­bra 90 anos de atu­a­ção em Santos. 

É a déci­ma maté­ria da série sobre as ZPs bra­si­lei­ras e nela mos­tra­mos os prin­ci­pais aspec­tos que envol­vem o ser­vi­ço dos prá­ti­cos no esta­do de São Paulo. Os ter­mi­nais de Cubatão e São Sebastião tam­bém inte­gram a área de abran­gên­cia da atividade.

Visitamos ain­da a Praticagem São Francisco, em Santa Catarina, com foco no acom­pa­nha­men­to da visi­ta téc­ni­ca rea­li­za­da pelo Conselho Nacional de Praticagem e pelo Instituto Praticagem do Brasil.

Na maté­ria seguin­te, deta­lha­mos os pon­tos em dis­cus­são na revi­são das regras que regu­lam os dis­po­si­ti­vos de trans­fe­rên­cia de prá­ti­co. O obje­ti­vo é redu­zir as irre­gu­la­ri­da­des encon­tra­das nas esca­das de aces­so aos navi­os. Este ano, sete cole­gas já mor­re­ram no embar­que ou desembarque.

O arti­go téc­ni­co da edi­ção cou­be aos pes­qui­sa­do­res da Universidade de São Paulo (USP) que estu­da­ram a pro­ba­bi­li­da­de de erro huma­no nas mano­bras em águas restritas. 

Complementando o tema, faze­mos um resu­mo da par­ti­ci­pa­ção do vice-pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, no 2o Congresso de Lições Aprendidas de Graves Acidentes ou Incidentes em Manobras de Praticagem, na Colômbia. Ele apre­sen­tou o pro­gra­ma de trei­na­men­to de prá­ti­cos bra­si­lei­ros, o Curso ATPR. 

O valor do capi­tal huma­no, a pro­pó­si­to, foi o tema do 57o Encontro Geral da Associação Europeia de Práticos Marítimos (Empa), na Itália, even­to que tam­bém con­tou com a pre­sen­ça do vice-pre­si­den­te Bruno Fonseca. Ele nos infor­mou quais foram os assun­tos em destaque.

Fechamos nos­so con­teú­do con­tan­do como foi o ano sabá­ti­co do prá­ti­co Hans Hutzler. Depois de explo­rar com a famí­lia os recan­tos da região Sul do Brasil, ele ven­ceu a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) e ter­mi­nou em segun­do na Cape2Rio, a rega­ta tran­so­ceâ­ni­ca do Hemisfério Sul. 

Boa lei­tu­ra

Otavio Fragoso, edi­tor responsável