INSTITUTO RECEBE TERCEIRA TURMA DO CURSO DE OPERADORES

O Instituto Praticagem do Brasil rea­li­zou, de 13 a 15 de junho, o ter­cei­ro Curso para Operadores de Atalaia em suas ins­ta­la­ções, com o obje­ti­vo de apri­mo­rar conhe­ci­men­tos e pro­mo­ver a tro­ca de expe­ri­ên­ci­as entre pro­fis­si­o­nais de dife­ren­tes zonas de praticagem.

Os par­ti­ci­pan­tes tive­ram aulas sobre temas como infra­es­tru­tu­ra e pla­ne­ja­men­to por­tuá­rio, ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem, ser­vi­ço de trá­fe­go de embar­ca­ções, lin­gua­gem e comu­ni­ca­ção, conhe­ci­men­tos náu­ti­cos, equi­pa­men­tos, geren­ci­a­men­to de trá­fe­go e situ­a­ções de emergência.

No ter­cei­ro dia, eles conhe­ce­ram o cen­tro de simu­la­ções do Instituto, onde se fami­li­a­ri­za­ram com os equi­pa­men­tos de bor­do e os desa­fi­os do ser­vi­ço do prá­ti­co no pas­sa­di­ço. Os ins­tru­to­res do pro­gra­ma foram o geren­te téc­ni­co, Jeferson Carvalho, e o con­sul­tor naval Leonardo Soares.

Os ope­ra­do­res são res­pon­sá­veis por rece­ber as soli­ci­ta­ções de aten­di­men­to aos navi­os, moni­to­rar a movi­men­ta­ção das embar­ca­ções e for­ne­cer as infor­ma­ções de apoio ao ser­vi­ço do prá­ti­co a bor­do, como trá­fe­go espe­ra­do e dados ambi­en­tais. A capa­ci­ta­ção con­tí­nua é essen­ci­al para que pos­sam desem­pe­nhar suas fun­ções com efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça, con­tri­buin­do para a exce­lên­cia das ope­ra­ções em todo o país.

O Curso para Operadores de Atalaia foi ini­ci­a­do, em 2017, pelo Conselho Nacional da Praticagem do Brasil, em par­ce­ria com a Fundação Homem do Mar, no Rio de Janeiro. Até 2019, foram for­ma­das 12 tur­mas, com a par­ti­ci­pa­ção de 135 ope­ra­do­res de 16 zonas de praticagem.

Com a implan­ta­ção do Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, e a expe­ri­ên­cia adqui­ri­da das tur­mas ante­ri­o­res, o cur­so foi apri­mo­ra­do e, em dezem­bro de 2022, ocor­reu sua pri­mei­ra edi­ção na capi­tal fede­ral. O pro­gra­ma ado­tou uma nova abor­da­gem mais dire­ci­o­na­da para ati­vi­da­de, expli­can­do a impor­tân­cia dos recur­sos huma­nos para um con­tro­le aqua­viá­rio efe­ti­vo e ofe­re­cen­do os conhe­ci­men­tos bási­cos para o supor­te da tare­fa em uma esta­ção de praticagem.

Participantes da ter­cei­ra tur­ma no Instituto:

ZP 01 — FAZENDINHA (AP) / ITACOATIARA (AM)

Silvan Rodrigues Araujo Junior

ZP 03 — BELÉM, VILA DO CONDE E ADJACÊNCIAS (PA) 

Felipe Sanches

ZP 04 — MARANHÃO

Karoline da Silva Irineu

Raphaela Ribeiro de Menezes

ZP 05 — CEARÁ

Wanessa Holanda

ZP 09 — PERNAMBUCO

Arthur Evaristo Clemente dos Santos

Carolina Vilela Correia

Diego Henrique de Sobral e Silva

ZP 10 — ALAGOAS E SERGIPE

Josilene Maria da Costa Alves

ZP 12 — BAHIA

Lucas Carvalho de Araujo Melo

ZP 14 — ESPÍRITO SANTO 

Maironn Henriques Modesto

Confira as fotos do cur­so:
www.flickr.com/photos/praticagemdobrasil/albums/72177720309104346