NOVAS SIMULAÇÕES E VISITAS NO INSTITUTO EM BRASÍLIA

Depois de rea­li­zar o cur­so para ope­ra­do­res das esta­ções de pra­ti­ca­gem, o Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, rece­beu prá­ti­cos do Ceará para simu­la­ções, além da visi­ta de alu­nos da Fundação Valenciaport.

Na quar­ta e na quin­ta-fei­ra (28 e 29/6), os prá­ti­cos Handerson Montalvão, João Victor e Pedro Parente simu­la­ram os pos­sí­veis impac­tos da ins­ta­la­ção de uma uni­da­de de rega­sei­fi­ca­ção de GNL (FSRU) em mano­bras já rea­li­za­das no Porto do Pecém. A nova uni­da­de fica­ria amar­ra­da em posi­ção pró­xi­ma à boia 3.

Na noi­te de quin­ta, 26 alu­nos da ter­cei­ra edi­ção do “Master em Logística e Gestão Portuária”, da Fundação Valenciaport, conhe­ce­ram o Instituto e o seu cen­tro de simu­la­ções de mano­bras. O secre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Praticagem do Brasil, Arionor Souza, e a dire­to­ra exe­cu­ti­va do Instituto, Jacqueline Wendpap, recep­ci­o­na­ram os visitantes.

– A dire­to­ra Jacqueline nos mos­trou a estru­tu­ra e toda a visão do Instituto para for­ma­ção dos prá­ti­cos e par­ti­ci­pa­ção de outros ato­res. Vimos um simu­la­dor de altís­si­mo nível que não encon­tra­mos em outras par­tes do mun­do, ou seja, o Brasil é refe­rên­cia nis­so. Essa fer­ra­men­ta que a pra­ti­ca­gem colo­ca à dis­po­si­ção do setor por­tuá­rio e do trans­por­te marí­ti­mo bra­si­lei­ro cer­ta­men­te será um dife­ren­ci­al para o desen­vol­vi­men­to do nos­so setor – des­ta­cou o dire­tor de Projeto e con­sul­tor sêni­or em Estratégia e Inovação Portuária da Fundação Valenciaport, Jonas Mendes.

Coube ao geren­te téc­ni­co do Instituto, Jeferson Carvalho, e ao con­sul­tor naval, Leonardo Soares, apre­sen­tar os recur­sos do simu­la­dor e sua impor­tân­cia para o trei­na­men­to dos prá­ti­cos e a ava­li­a­ção de novas ins­ta­la­ções por­tuá­ri­as e operações. 

A Fundação Valenciaport é um cen­tro de pes­qui­sa apli­ca­da, ino­va­ção e for­ma­ção, liga­da à Autoridade Portuária de Valência, na Espanha. À ini­ci­a­ti­va se somam empre­sas, uni­ver­si­da­des e ins­ti­tui­ções da comu­ni­da­de portuária. 

Representando a Capitania Fluvial de Brasília, o capi­tão de cor­ve­ta, Ricardo Cirne, encar­re­ga­do da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, pres­ti­gi­ou o even­to. Ele tam­bém elo­gi­ou a capa­ci­da­de do cen­tro de simulações:

– É um lugar ímpar. Essa ins­ti­tui­ção vai agre­gar mui­to ao ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem. Foi um pra­zer conhe­cer o nível de tec­no­lo­gia e tudo o que cir­cun­da o Instituto. A pra­ti­ca­gem é um ser­vi­ço de extre­ma neces­si­da­de, dada a impor­tân­cia da nos­sa Amazônia Azul para a ati­vi­da­de econô­mi­ca do Brasil. O Instituto, por­tan­to, cami­nha em para­le­lo com a Marinha em prol do nos­so país.