PRATICAGEM SÃO FRANCISCO: RESGATE NA BAÍA DA BABITONGA

A Praticagem São Francisco sal­vou o tri­pu­lan­te de uma embar­ca­ção que caiu no mar, na madru­ga­da de 4 de setembro.

À 0h18, via rádio, o cen­tro de ope­ra­ções da pra­ti­ca­gem foi avi­sa­do da ocor­rên­cia pelo vigia da bar­ca­ça Norsul-09, fun­de­a­da na posi­ção “Paulas 2”.

Ele soli­ci­tou apoio e, à 0h34, a lan­cha P6 da pra­ti­ca­gem se des­lo­cou para o local indi­ca­do. Em menos de cin­co minu­tos, o homem foi encon­tra­do e reco­lhi­do. E, à 0h43, a lan­cha já retor­na­va ao trapiche.

O tri­pu­lan­te, oriun­do de outra embar­ca­ção fun­de­a­da na Baía da Babitonga, foi entre­gue aos Bombeiros Voluntários e leva­do ao hos­pi­tal com gra­ve cor­te na cabe­ça, apre­sen­tan­do sinais ini­ci­ais de hipo­ter­mia e acen­tu­a­do des­gas­te físi­co. Seu esta­do de saú­de naque­le momen­to era estável.

Cooperar com ati­vi­da­des de bus­ca e sal­va­men­to sem­pre que soli­ci­ta­da é um dos deve­res da Praticagem do Brasil pre­vis­tos nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem.