Praticagem de Pernambuco apoia III Regata Nelcy Campos

No pró­xi­mo dia 31 de outu­bro, às 12h30m, será dada a lar­ga­da no Porto do Recife para a III Regata Prático Nelcy Campos. Realizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco e pela Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), com apoio da Praticagem de Pernambuco, o even­to pres­ta home­na­gem ao pro­fis­si­o­nal da pra­ti­ca­gem que há 35 anos evi­tou que a capi­tal de Pernambuco fos­se cená­rio de uma enor­me tragédia.

Era madru­ga­da de 12 de maio de 1985 quan­do um dos três tan­ques do petro­lei­ro “Jatobá”, com 1.500 tone­la­das de gás de cozi­nha, explo­diu. A embar­ca­ção esta­va atra­ca­da a cer­ca de 300 metros do Parque de Tancagem do Brum, onde eram arma­ze­na­dos 153 mil metros cúbi­cos de com­bus­tí­vel. Os bom­bei­ros, ape­sar de res­fri­a­rem o tan­que por qua­tro horas, não con­se­gui­ram apa­gar as cha­mas e o prá­ti­co Nelcy Campos foi cha­ma­do às pres­sas para rebo­car o navio para lon­ge do cais.

Especialistas cal­cu­la­ram na épo­ca que, caso o fogo atin­gis­se o Parque do Brum, explo­sões em cadeia des­trui­ri­am bair­ros em um raio de cin­co quilô­me­tros, incluin­do a resi­dên­cia ofi­ci­al do gover­na­dor. No coman­do do rebo­ca­dor “Saveiro”, Nelcy con­du­ziu a embar­ca­ção a uma dis­tân­cia segu­ra de seis quilô­me­tros da cos­ta, onde as cha­mas ain­da dura­ram 16 horas.

“Nunca me vi em situ­a­ção tão difí­cil e peri­go­sa. Mas pen­sei na popu­la­ção. Mesmo saben­do que pode­ria mor­rer, par­ti para a ope­ra­ção”, afir­mou o prá­ti­co na épo­ca para a imprensa.

A lar­ga­da da rega­ta será na altu­ra do Marco Zero de Recife, onde encon­tra-se o bus­to de Nelcy Campos, fale­ci­do em 1990. Podem par­ti­ci­par bar­cos das clas­ses RGS A, RGS B, MOCRA Regata e MOCRA Cruzeiro, além de velei­ros sem cer­ti­fi­ca­dos de clas­se, que terão suas pon­tu­a­ções atri­buí­das pela orga­ni­za­ção. Inscrições podem ser fei­tas até o dia 29. Mais infor­ma­ções pelo e‑mail: alvarodafonte@terra.com.br.