“Gestão do porto sempre foi um calcanhar de Aquiles”

A Praticagem do Brasil este­ve pre­sen­te no Sudeste Export – edi­ção regi­o­nal do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export). Realizado na capi­tal pau­lis­ta nos dias 19 e 20 de outu­bro, o even­to con­tou com o apoio tan­to da pra­ti­ca­gem naci­o­nal quan­to da Praticagem de São Paulo. Para o pre­si­den­te da pra­ti­ca­gem no esta­do, Carlos Alberto de Souza Filho, um pon­to alto da dis­cus­são foi o deba­te sobre a ges­tão do porto:

– A dra­ga­gem é um assun­to recor­ren­te entre os desa­fi­os de infra­es­tru­tu­ra, para que pos­sa­mos ter navi­os de mai­o­res dimen­sões apro­vei­ta­dos ple­na­men­te em sua capa­ci­da­de de car­ga. Mas a ges­tão do por­to como um todo sem­pre foi um cal­ca­nhar de Aquiles. Durante mui­to tem­po, os por­tos esti­ve­ram sob a égi­de de inte­res­ses polí­ti­cos e, a par­tir de cer­to momen­to, pas­sa­ram a con­tar com exe­cu­ti­vos mais pro­fis­si­o­nais e com­pro­me­ti­dos com o desen­vol­vi­men­to do por­to, com uma visão holís­ti­ca, não só dos ter­mi­nais públi­cos, mas tam­bém dos ter­mi­nais pri­va­dos e do canal de acesso. 

O deba­te sobre o aper­fei­ço­a­men­to da ges­tão dos por­tos pas­sou pela ques­tão da deses­ta­ti­za­ção, dis­cu­ti­da em um dos pai­néis com a pre­sen­ça dos repre­sen­tan­tes das Companhias Docas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

– É natu­ral que o poder públi­co tenha cer­tas tra­vas para coi­bir a cor­rup­ção e o des­per­dí­cio de dinhei­ro, mas, por outro lado, isso gera uma fal­ta de agi­li­da­de fun­da­men­tal em qual­quer negó­cio, seja nas dra­ga­gens de manu­ten­ção e apro­fun­da­men­to ou na aqui­si­ção de equi­pa­men­tos neces­sá­ri­os para o por­to. A ini­ci­a­ti­va pri­va­da tem mui­to mais rapi­dez de pro­ces­sos e capa­ci­da­de de inves­ti­men­to. Ela não está sub­me­ti­da às regras neces­sá­ri­as para quem está lidan­do com dinhei­ro públi­co. Por isso, vemos com mui­to bons olhos a pri­va­ti­za­ção. É uma manei­ra de esti­mu­lar o cres­ci­men­to do por­to com melhor apro­vei­ta­men­to de todas as áre­as dis­po­ní­veis – dis­se Souza Filho.

Presente em todas as edi­ções regi­o­nais do Brasil Export, o prá­ti­co João Bosco, dire­tor do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) e con­se­lhei­ro do Sul Export, des­ta­cou a impor­tân­cia da par­ti­ci­pa­ção da pra­ti­ca­gem nos eventos:

– A pra­ti­ca­gem é um dos ato­res pre­sen­tes em todos os por­tos e pro­cu­ra con­tri­buir nas dis­cus­sões mos­tran­do que está à altu­ra de enca­rar os desa­fi­os pro­pos­tos em cada zona de pra­ti­ca­gem. Ao mes­mo tem­po, a nos­sa par­ti­ci­pa­ção refor­ça o inte­res­se da pra­ti­ca­gem em jogar jun­to com todo mun­do, de ser um faci­li­ta­dor, por meio da sua exper­ti­se, para supe­rar pro­ble­mas de infra­es­tru­tu­ra não resol­vi­dos há anos.

Um cami­nho que pas­se pela inte­gra­ção e enten­di­men­to entre os repre­sen­tan­tes de todos os modais pre­sen­tes no país foi pon­to de inter­se­ção entre os par­ti­ci­pan­tes do pri­mei­ro pai­nel, inti­tu­la­do “Interconectividade logís­ti­ca efi­ci­en­te entre os por­tos da região Sudeste”.

– Temos que nos desar­mar para cons­truir um ambi­en­te mais pro­pí­cio para a prá­ti­ca da mul­ti­mo­da­li­da­de, des­bu­ro­cra­ti­zan­do ques­tões que nos inco­mo­dam dos pon­tos de vis­ta regu­la­tó­rio, tri­bu­tá­rio e fis­cal – afir­mou Rodrigo Vilaça, da FGV Transportes, con­se­lhei­ro naci­o­nal do Brasil Export.

Também esti­ve­ram pre­sen­tes no Sudeste Export: o pre­si­den­te do Conapra, prá­ti­co Ricardo Falcão; o prá­ti­co Hermes Bastos Filho, da pra­ti­ca­gem de SP e con­se­lhei­ro do Sudeste Export; o geren­te da pra­ti­ca­gem de SP, Alexandre Canhetti; e o secre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Conapra, Arionor Souza, tam­bém con­se­lhei­ro do Sudeste Export. O even­to foi con­cluí­do com a lei­tu­ra da car­ta de com­pro­mis­sos ela­bo­ra­da com base nas dis­cus­sões pro­mo­vi­das duran­te o evento. 

O Sudeste Export foi a ter­cei­ra edi­ção regi­o­nal do Brasil Export. Os pró­xi­mos fóruns regi­o­nais serão o Nordeste Export (26 e 27 de outu­bro), em Recife (PE), e o Centro-Oeste Export (9 e 10 de novem­bro), em Rondonópolis (MT). Os even­tos têm trans­mis­são onli­ne gratuita.