PRATICAGEM DE SP EVITA ACIDENTE NO CANAL EM SANTOS

PRATICAGEM DE SP EVITA ACIDENTE NO CANAL EM SANTOS

Não fos­se a rapi­dez e expe­ri­ên­cia da Praticagem de São Paulo, um gra­ve aci­den­te pode­ria ter acon­te­ci­do, na noi­te da últi­ma sex­ta-fei­ra (19), no Porto de Santos.

Um ven­to for­te impre­vis­to – de 52 nós (cer­ca de 100 km/h) – pro­vo­cou o rom­pi­men­to dos cabos de amar­ra­ção do navio MSC ADONIS, atra­ca­do no ber­ço 1 do Brasil Terminal Portuário (BTP). O por­ta-con­têi­ne­res de 300 metros de com­pri­men­to e 48,5 metros de boca, ficou per­pen­di­cu­lar ao cais, qua­se à deri­va, com o bico de proa for­çan­do uma das defen­sas do ber­ço. Eram 19h30m.

O prá­ti­co Pedro Tkotz, que esta­va na esca­la de ser­vi­ço, foi avi­sa­do da emer­gên­cia pelos ope­ra­do­res Felipe Valle e Marcelo Rigos, do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem de SP (C3OT). 

Após con­fe­rir as infor­ma­ções ambi­en­tais, o prá­ti­co embar­cou na lan­cha de pra­ti­ca­gem, cha­mou os rebo­ca­do­res e, em 26 minu­tos, esta­va no local para embar­car no navio. Com auxí­lio dos rebo­ca­do­res, ele rea­li­nhou a embar­ca­ção ao cais e a atra­cou nova­men­te. Durante a ope­ra­ção, o marí­ti­mo Rodrigo pilo­ta­va a lan­cha de pra­ti­ca­gem e cola­bo­rou na mano­bra, infor­man­do as dis­tân­ci­as do cais.

O prá­ti­co Fábio Mello Fontes, pre­si­den­te da Praticagem de SP, entra­va no por­to com o MAERSK LOTA no momen­to da ocor­rên­cia. Ele foi avi­sa­do a tem­po de redu­zir a velo­ci­da­de para evi­tar um abalroamento.

– O ven­to veio de repen­te onde eu esta­va, que é uma área mais abri­ga­da, a 94 km/h. Assim que fui infor­ma­do, abor­tei a mano­bra, redu­zi a velo­ci­da­de e fiquei para­do por apro­xi­ma­da­men­te duas horas e meia nas ime­di­a­ções da Alfândega, com o apoio de dois rebo­ca­do­res, até o pro­ble­ma estar resol­vi­do e poder atra­car ao lado do MSC ADONIS – con­tou Mello Fontes.

Com infor­ma­ções da Praticagem de SP