PRATICAGEM DE SP EVITA ACIDENTE NO CANAL EM SANTOS
Não fosse a rapidez e experiência da Praticagem de São Paulo, um grave acidente poderia ter acontecido, na noite da última sexta-feira (19), no Porto de Santos.
Um vento forte imprevisto – de 52 nós (cerca de 100 km/h) – provocou o rompimento dos cabos de amarração do navio MSC ADONIS, atracado no berço 1 do Brasil Terminal Portuário (BTP). O porta-contêineres de 300 metros de comprimento e 48,5 metros de boca, ficou perpendicular ao cais, quase à deriva, com o bico de proa forçando uma das defensas do berço. Eram 19h30m.
O prático Pedro Tkotz, que estava na escala de serviço, foi avisado da emergência pelos operadores Felipe Valle e Marcelo Rigos, do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem de SP (C3OT).
Após conferir as informações ambientais, o prático embarcou na lancha de praticagem, chamou os rebocadores e, em 26 minutos, estava no local para embarcar no navio. Com auxílio dos rebocadores, ele realinhou a embarcação ao cais e a atracou novamente. Durante a operação, o marítimo Rodrigo pilotava a lancha de praticagem e colaborou na manobra, informando as distâncias do cais.
O prático Fábio Mello Fontes, presidente da Praticagem de SP, entrava no porto com o MAERSK LOTA no momento da ocorrência. Ele foi avisado a tempo de reduzir a velocidade para evitar um abalroamento.
– O vento veio de repente onde eu estava, que é uma área mais abrigada, a 94 km/h. Assim que fui informado, abortei a manobra, reduzi a velocidade e fiquei parado por aproximadamente duas horas e meia nas imediações da Alfândega, com o apoio de dois rebocadores, até o problema estar resolvido e poder atracar ao lado do MSC ADONIS – contou Mello Fontes.
Com informações da Praticagem de SP