PESQUISA DE SEGURANÇA DA IMPA ACABA NO DOMINGO, DIA 15
Termina no próximo domingo, dia 15, a pesquisa anual da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) sobre os arranjos de embarque e desembarque dos navios.
Escada de quebra-peito e escada de quebra-peito combinada com escada de portaló são os principais dispositivos de transferência do prático da lancha para o navio, devendo estar em bom estado e instaladas de acordo com a regulação internacional.
Nos primeiros oito dias de campanha, os práticos brasileiros enviaram 653 relatórios sobre as condições dos dispositivos de acesso. A Praticagem do Ceará apontou o maior percentual de defeitos até o momento: 43,13% das escadas tinham alguma irregularidade.
O número é próximo do que encontra em seus embarques o prático holandês, Arie Palmers, ativo fiscalizador dos problemas.
– Mais de 50% do que vejo diariamente não está em conformidade e, portanto, há perigo no uso sem retificação – alerta Palmers, um dos criadores do grupo #DangerousLadders no Facebook e do site pilotladdersafety.com. – Nesta campanha, não é importante se você acha que a escada está ok ou não. O ponto principal é determinar se o arranjo está em conformidade com a regulação atual.
Na pesquisa de 2022, o principal defeito relatado nas escadas de quebra-peito foi no seu cabo de recolhimento (31,12%), que deve dizer para vante e estar afixado no primeiro travessão ou acima dele. O objetivo é evitar que o cabo fique preso na lancha de praticagem no momento da aproximação para o embarque. Já no arranjo combinado, o problema foram as escadas não fixadas firmemente no costado da embarcação (23,26%).
A IMPA lembra que todo dispositivo deve ser objeto de relatório, não apenas os em desacordo com as regras, e que trata os informes anonimamente. Os relatórios podem ser encaminhados por meio dos aplicativos No Rumo Certo e IMPA Pilot Ladder Survey, além do link survey.impahq.org