PESQUISA DE SEGURANÇA DA IMPA ACABA NO DOMINGO, DIA 15

Termina no pró­xi­mo domin­go, dia 15, a pes­qui­sa anu­al da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) sobre os arran­jos de embar­que e desem­bar­que dos navios.

Escada de que­bra-pei­to e esca­da de que­bra-pei­to com­bi­na­da com esca­da de por­ta­ló são os prin­ci­pais dis­po­si­ti­vos de trans­fe­rên­cia do prá­ti­co da lan­cha para o navio, deven­do estar em bom esta­do e ins­ta­la­das de acor­do com a regu­la­ção internacional.

Nos pri­mei­ros oito dias de cam­pa­nha, os prá­ti­cos bra­si­lei­ros envi­a­ram 653 rela­tó­ri­os sobre as con­di­ções dos dis­po­si­ti­vos de aces­so. A Praticagem do Ceará apon­tou o mai­or per­cen­tu­al de defei­tos até o momen­to: 43,13% das esca­das tinham algu­ma irregularidade.

O núme­ro é pró­xi­mo do que encon­tra em seus embar­ques o prá­ti­co holan­dês, Arie Palmers, ati­vo fis­ca­li­za­dor dos problemas.

– Mais de 50% do que vejo dia­ri­a­men­te não está em con­for­mi­da­de e, por­tan­to, há peri­go no uso sem reti­fi­ca­ção – aler­ta Palmers, um dos cri­a­do­res do gru­po #DangerousLadders no Facebook e do site pilotladdersafety.com. – Nesta cam­pa­nha, não é impor­tan­te se você acha que a esca­da está ok ou não. O pon­to prin­ci­pal é deter­mi­nar se o arran­jo está em con­for­mi­da­de com a regu­la­ção atual.

Na pes­qui­sa de 2022, o prin­ci­pal defei­to rela­ta­do nas esca­das de que­bra-pei­to foi no seu cabo de reco­lhi­men­to (31,12%), que deve dizer para van­te e estar afi­xa­do no pri­mei­ro tra­ves­são ou aci­ma dele. O obje­ti­vo é evi­tar que o cabo fique pre­so na lan­cha de pra­ti­ca­gem no momen­to da apro­xi­ma­ção para o embar­que. Já no arran­jo com­bi­na­do, o pro­ble­ma foram as esca­das não fixa­das fir­me­men­te no cos­ta­do da embar­ca­ção (23,26%).

A IMPA lem­bra que todo dis­po­si­ti­vo deve ser obje­to de rela­tó­rio, não ape­nas os em desa­cor­do com as regras, e que tra­ta os infor­mes ano­ni­ma­men­te. Os rela­tó­ri­os podem ser enca­mi­nha­dos por meio dos apli­ca­ti­vos No Rumo Certo e IMPA Pilot Ladder Survey, além do link survey.impahq.org