INSTITUTO FIRMA PARCERIA PARA DESENVOLVER COLETE SALVA-VIDAS

O Instituto Praticagem do Brasil assi­nou ter­mo de par­ce­ria com o Senai Cimatec, da Bahia, para o desen­vol­vi­men­to de um pro­tó­ti­po de cole­te sal­va-vidas apro­pri­a­do ao ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem, ine­xis­ten­te no mer­ca­do. O obje­ti­vo é ela­bo­rar, em 15 meses, um equi­pa­men­to que agre­gue solu­ções tan­to para absor­ver impac­tos quan­to para pro­lon­gar o tem­po de sobre­vi­vên­cia no mar. Este ano, sete prá­ti­cos já mor­re­ram duran­te as ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia da lan­cha de pra­ti­ca­gem para o navio, e vice-versa.

No pro­je­to, equi­pes de design, enge­nha­ria de pro­du­to e segu­ran­ça farão estu­dos mul­ti­dis­ci­pli­na­res para aten­der a requi­si­tos de usa­bi­li­da­de, ergo­no­mia, segu­ran­ça e inte­gra­ção de sis­te­mas. Após pes­qui­sa e desen­vol­vi­men­to, o pro­tó­ti­po será tes­ta­do e vali­da­do em ambi­en­te rele­van­te. A solu­ção encon­tra­da deve­rá ser esca­lá­vel em níveis naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal, posteriormente.

A ideia é pro­du­zir um cole­te híbri­do, ou seja, autoin­flá­vel com algu­mas par­tes rígi­das con­tra cho­ques. A pes­qui­sa de mate­ri­al e o design serão fei­tos em par­ce­ria com o Senai Cetiqt, espe­ci­a­li­za­do na área têx­til. Entre os requi­si­tos pre­vis­tos, estão pro­te­ção para colu­na cer­vi­cal, alça de res­ga­te e com­par­ti­men­tos para sinal ele­trô­ni­co (AIS) e luz estro­bos­có­pi­ca, de for­ma a faci­li­tar a loca­li­za­ção do prá­ti­co na água. 

Após qua­se um ano de enten­di­men­tos das bases do tra­ba­lho, o ter­mo com o Senai Cimatec foi assi­na­do, na segun­da-fei­ra (3/7), duran­te o lan­ça­men­to do novo cam­pus da ins­ti­tui­ção, vol­ta­do para a eco­no­mia do mar, o Senai Cimatec Mar. Participaram do ato o dire­tor téc­ni­co da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Marcio Fausto; a dire­to­ra exe­cu­ti­va do Insttituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; o prá­ti­co Alexandre Takimoto, da Praticagem da Bahia; além dos geren­tes da pra­ti­ca­gem local, Victor Hugo Villafán e Ricardo Blanquet. 

Referência em ino­va­ção, o Senai Cimatec par­ti­ci­pa de pro­gra­mas e redes de coo­pe­ra­ção com ins­ti­tui­ções de ensi­no, pes­qui­sa e desen­vol­vi­men­to no Brasil e no exte­ri­or. A enti­da­de tem 20 anos de expe­ri­ên­cia no pro­gres­so indus­tri­al da Bahia e rece­beu, em 2003, o Prêmio Finep de ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, como des­ta­que em âmbi­to nacional. 

Também esti­ve­ram pre­sen­tes no lan­ça­men­to do cam­pus do Senai Cimatec Mar: o vice-gover­na­dor da Bahia, Geraldo Júnior; a secre­tá­ria de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes; o pre­si­den­te elei­to da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban; o coman­dan­te do 2º Distrito Naval, vice-almi­ran­te Antonio Carlos Cambra; e a pre­si­den­te da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Ana Paula Calhau.