INSTITUTO FIRMA PARCERIA PARA DESENVOLVER COLETE SALVA-VIDAS
O Instituto Praticagem do Brasil assinou termo de parceria com o Senai Cimatec, da Bahia, para o desenvolvimento de um protótipo de colete salva-vidas apropriado ao serviço de praticagem, inexistente no mercado. O objetivo é elaborar, em 15 meses, um equipamento que agregue soluções tanto para absorver impactos quanto para prolongar o tempo de sobrevivência no mar. Este ano, sete práticos já morreram durante as operações de transferência da lancha de praticagem para o navio, e vice-versa.
No projeto, equipes de design, engenharia de produto e segurança farão estudos multidisciplinares para atender a requisitos de usabilidade, ergonomia, segurança e integração de sistemas. Após pesquisa e desenvolvimento, o protótipo será testado e validado em ambiente relevante. A solução encontrada deverá ser escalável em níveis nacional e internacional, posteriormente.
A ideia é produzir um colete híbrido, ou seja, autoinflável com algumas partes rígidas contra choques. A pesquisa de material e o design serão feitos em parceria com o Senai Cetiqt, especializado na área têxtil. Entre os requisitos previstos, estão proteção para coluna cervical, alça de resgate e compartimentos para sinal eletrônico (AIS) e luz estroboscópica, de forma a facilitar a localização do prático na água.
Após quase um ano de entendimentos das bases do trabalho, o termo com o Senai Cimatec foi assinado, na segunda-feira (3/7), durante o lançamento do novo campus da instituição, voltado para a economia do mar, o Senai Cimatec Mar. Participaram do ato o diretor técnico da Praticagem do Brasil, prático Marcio Fausto; a diretora executiva do Insttituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; o prático Alexandre Takimoto, da Praticagem da Bahia; além dos gerentes da praticagem local, Victor Hugo Villafán e Ricardo Blanquet.
Referência em inovação, o Senai Cimatec participa de programas e redes de cooperação com instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no exterior. A entidade tem 20 anos de experiência no progresso industrial da Bahia e recebeu, em 2003, o Prêmio Finep de inovação tecnológica, como destaque em âmbito nacional.
Também estiveram presentes no lançamento do campus do Senai Cimatec Mar: o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes; o presidente eleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra; e a presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Ana Paula Calhau.