Ausência de Tipificação da Cabotagem

O presidente da Praticagem de Santos, Claudio Paulino, questionou o diretor da Antaq sobre a questão da cabotagem. Para ele, a legislação brasileira carece de uma correta tipificação do que é o setor. Na realidade disse “o que existe…

39º Encontro Nacional de Praticagem: O papel da Antaq na regulação do setor aquaviário e as perspectivas para o transporte marítimo

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando José de Pádua Costa Fonseca, iniciou sua explanação abordando a Importância do segmento de transporte marítimo para a economia brasileira. Ele lembrou que 95%…

39º Encontro Nacional de Praticagem: C3OT da Praticagem de São Paulo

A posição de vanguarda tecnológica da Praticagem do Brasil foi abordada pelo Diretor Técnico do Conapra, Carlos Alberto de Souza Filho. Ao falar do Centro de Coordenação, Comunicação e Operações de Tráfego (C3OT). De acordo com Souza…

39º Encontro Nacional de Praticagem: O que falta para que as mulheres assumam posições de liderança no Brasil e no mundo

A presidente do sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do estado do Rio de Janeiro (SINDARIO), Marianne Von Lachmann, ressaltou a questão do preconceito contra as mulheres dizendo que ele está no DNA da sociedade…

39º Encontro: a mulher na Praticagem

Com muito humor e descontração, Débora Queiroz Gadelha, falou sobre a rotina do trabalho das mulheres na  Praticagem.. Ela foi escolhida para representar as colegas (doze ao todo) que completam cinco anos na profissão e estão sendo homenagenadas…

39º Encontro Nacional de Praticagem Homenageia as Mulheres

39º Encontro Nacional de Praticagem Homenageia as Mulheres. O presidente Gustavo Martins, disse que o ambiente marítimo são comparados como trabalhadores invisíveis e, é neste ambiente que segundo ele, a mulher está conquistando o seu…

Antaq: Gargalos do comércio marítimo está fora dos Portos.

Diretor-Geral da Antaq, Mário Povia, ao falar no 39º Encontro nacional de Praticagem disse que os gargalos do comércio marítimo está fora dos Portos.

Praticagem é uma ilha de excelência

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse que a Praticagem é uma ilha de excelência em um país onde ainda existem muitos gargalos. Ele disse que os práticos tem uma nobre tarefa, e reconheceu que o setor é vítima de inveja “que existe…

Índice de segurança dos portos brasileiros é orgulho para todos

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que abriu oficialmente o 39º Encontro Nacional de Praticagem , disse que o índice de segurança dos portos brasileiros é orgulho para todos, enfatizando que 80% do…