Moção de Congratulações em justa homenagem aos profissionais da Praticagem de Santos

Justa Homenagem

A Câmara Municipal de Guarujá apro­vou Moção de Congratulações em home­na­gem aos pro­fis­si­o­nais da Praticagem de Santos que aju­da­ram no sal­va­men­to de uma senho­ra e seu cachor­ro, no dia 27 de mar­ço últi­mo. A moção foi apro­va­da um dia após ocor­rer o acidente.

A moto­ris­ta, uma mulher de 69 anos, esta­va com um cão no inte­ri­or do veí­cu­lo quan­do o auto­mó­vel caiu no mar, mas gra­ças à agi­li­da­de prá­ti­cos ambos saí­ram ile­sos do acidente.

“Com o dever de home­na­ge­ar essa clas­se, venho a essa casa de Leis para­be­ni­zar os pro­fis­si­o­nais ocu­pan­tes da embar­ca­ção, que com mui­to bri­lhan­tis­mo e cora­gem socor­re­ram uma senho­ra a qual caiu com seu veí­cu­lo no canal do estuá­rio entre Santos e Guarujá”, escre­veu em seu reque­ri­men­to o vere­a­dor Geraldo Soares Galvão (DEM/SP).

Estavam na embar­ca­ção o Mestre Luiz Carlos de Oliveira, os Práticos Marcos da Luz Alves e Guilherme Kotarba Spomberg, e a Praticante Pryscila Midory Noguchi Barbosa.

O depu­ta­do Soares Galvão dis­se ain­da que a home­na­gem tra­du­ziu o reco­nhe­ci­men­to à cate­go­ria dos Práticos que roti­nei­ra­men­te ado­tam con­du­tas heroi­cas, mos­tran­do valor e cari­nho à uma das mais anti­gas pro­fis­sões do mundo.

“Uma mar­ca da Praticagem é a par­ti­ci­pa­ção huma­ni­tá­ria de sal­va­men­to. Nosso tra­ba­lho diu­tur­no nos per­mi­te estar­mos aten­tos a situ­a­ções de emer­gên­cia”, dis­se o asses­sor exe­cu­ti­vo da Praticagem de Santos, Jorge Marcos Matusevicius.

 

 

Sobre o CONAPRA:

O CONAPRA é uma asso­ci­a­ção pro­fis­si­o­nal, sem fins lucra­ti­vos, que con­gre­ga os Práticos bra­si­lei­ros, ten­do por fina­li­da­de repre­sen­tá-los jun­to a todas as Autoridades Governamentais e enti­da­des repre­sen­ta­ti­vas de seto­res do meio marí­ti­mo nas ques­tões liga­das às praticagens.

Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incum­bi­do de rea­li­zar as ins­pe­ções e lau­dos peri­ci­ais neces­sá­ri­os à homo­lo­ga­ção de lan­chas de pra­ti­ca­gem, pro­mo­ver homo­lo­ga­ção da habi­li­ta­ção ope­ra­ci­o­nal de suas tri­pu­la­ções e a homo­lo­ga­ção das Atalaias.

A enti­da­de é reco­nhe­ci­da pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tare­fas espe­cí­fi­cas pre­vis­tas na Normam-12 (Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.

No cam­po inter­na­ci­o­nal o CONAPRA é asso­ci­a­do da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exer­cen­do uma das Vice-Presidências des­sa asso­ci­a­ção internacional.