Praticagem apoia regata em homenagem ao Herói Pernambucano

Primeira edi­ção da Regata Prático Nelcy Campos foi patro­ci­na­da pela Praticagem de Pernambuco (Pernambuco Pilots). Valor arre­ca­da­do com ins­cri­ções foi doa­do para Associação dos Surdos de Pernambuco.

No últi­mo dia 21 de maio, mais de cin­quen­ta bar­cos saí­ram do Marco Zero do Recife, no Bairro do Recife Antigo, segui­ram até a Praia de Boa Viagem e retor­na­ram ao pon­to de par­ti­da. Esse foi o per­cur­so da Regata Prático Nelcy Campos, uma home­na­gem àque­le con­si­de­ra­do um herói per­nam­bu­ca­no con­tem­po­râ­neo. Há 31 anos, o prá­ti­co da bar­ra sal­vou a capi­tal per­nam­bu­ca­na de uma tra­gé­dia, ao rebo­car para alto mar um navio car­re­ga­do de com­bus­tí­vel, que esta­va em cha­mas e pode­ria explo­dir o par­que de tan­ca­gem do Porto do Recife.

A Regata con­tou tam­bém com a pre­sen­ça do Nadador Pernambucano Luís Silva, atle­ta para­o­lím­pi­co recor­dis­ta de meda­lhas. O valor das ins­cri­ções de cada par­ti­ci­pan­te foi doa­do para a Associação dos Surdos de Pernambuco, enti­da­de que atua para melho­rar a vida dos por­ta­do­res de defi­ci­ên­cia moto­ra, por meio de apoio e incen­ti­vo à prá­ti­ca de espor­tes. Às vés­pe­ras da rea­li­za­ção da para­o­lim­pía­da no Brasil, a doa­ção ser­ve de estí­mu­lo para que outros atle­tas para­o­lím­pi­cos pos­sam sur­gir no cená­rio nacional.

Para o Diretor-pre­si­den­te do Conapra, Gustavo Martins, “é impor­tan­te que as Praticagens pro­mo­vam ações regi­o­nais, como a rega­ta, com o obje­ti­vo de sen­si­bi­li­zar soci­e­da­de local sobre a impor­tân­cia do papel do prá­ti­co em temas naci­o­nais como meio ambi­en­te, desen­vol­vi­men­to econô­mi­co e segurança.”

A prá­ti­ca de ati­vi­da­des náu­ti­cas sem­pre des­per­tou gran­de inte­res­se nas pes­so­as, até mes­mo quan­do são rea­li­za­das de for­ma não com­pe­ti­ti­va, como expe­di­ções e aven­tu­ra das famí­li­as Schurmann e Amir Klink. O apoio aos defi­ci­en­tes moto­res tam­bém mate­ri­a­li­za a cren­ça e o pro­pó­si­to do Prático Nelcy Campos, que sem­pre con­tri­buiu ano­ni­ma­men­te para o desen­vol­vi­men­to de solu­ções que per­mi­tis­sem mais aces­si­bi­li­da­de aos por­ta­do­res de neces­si­da­des especiais.

Aberta a todos os tipos de bar­cos das clas­ses de Oceano, a com­pe­ti­ção é váli­da para o Campeonato Pernambucano de Velas, espor­te no qual o Brasil pos­sui mais títu­los mun­di­ais e meda­lhas olím­pi­cas do que todas as outras moda­li­da­des. A rega­ta Prático Nelcy Campos já é con­si­de­ra­da uma das mais impor­tan­tes pro­vas oceâ­ni­cas, reu­nin­do os prin­ci­pais vele­ja­do­res do esta­do. Esta edi­ção foi pro­mo­vi­da pela Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) e pela Frotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), com apoio do Cabanga Iate Clube, Armazéns do Porto, Associação Comercial de Pernambuco e Porto do Recife.

*Com infor­ma­ções da Assessoria de Imprensa do evento