INSTITUTO PRATICAGEM DO BRASIL RECEBE NOVOS VISITANTES

A Comissão de Especialistas em Transporte Marítimo (CETM) do SGT‑5 – Subgrupo de Trabalho nº 5, “Transportes”, do Mercosul – visi­tou o Instituto Praticagem do Brasil e o seu cen­tro de simu­la­ções de mano­bras, em Brasília. A recep­ção ocor­reu no dia 22 de novem­bro, com as dele­ga­ções de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Também par­ti­ci­pa­ram da ati­vi­da­de repre­sen­tan­tes da Marinha do Brasil, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A dire­to­ra exe­cu­ti­va do Instituto, Jacqueline Wendpap, rea­li­zou pales­tra para expli­car o papel da Praticagem no Brasil. Além dis­so, apre­sen­tou os pro­je­tos de capa­ci­ta­ção e ino­va­ção desen­vol­vi­dos pela enti­da­de a fim de con­tri­buir para a atu­a­li­za­ção dos prá­ti­cos, a segu­ran­ça da nave­ga­ção e a efi­ci­ên­cia por­tuá­ria. Os visi­tan­tes conhe­ce­ram as ins­ta­la­ções de trei­na­men­to e os dois simu­la­do­res de pas­sa­di­ço dis­po­ní­veis no local.

A comis­são este­ve, em Brasília, nos dias 21 e 22, para a 64ª Reunião Ordinária do SGT‑5, que con­gre­ga repre­sen­tan­tes de diver­sas ins­ti­tui­ções liga­das ao trans­por­te inter­na­ci­o­nal de car­gas e pas­sa­gei­ros no Mercosul.

– Conhecemos um cen­tro extre­ma­men­te moder­no, com tec­no­lo­gia de pon­ta, que per­mi­te ao ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem fazer mano­bras efi­ci­en­tes e segu­ras em nos­so país – afir­mou o che­fe da Assessoria de Relações Internacionais da Antaq, Alexandre Dal Fior de Figueiredo.

Já no dia 23, quem este­ve no Instituto foi o asses­sor de assun­tos marí­ti­mos do Comando do 7º Distrito Naval, capi­tão de fra­ga­ta Fabrício Fróes. Ele foi rece­bi­do pelo geren­te téc­ni­co, Jeferson Carvalho.

– Pude ana­li­sar as dife­ren­ças de softwa­res empre­ga­dos e simu­la­do­res. Parabéns pelo pro­gres­so. Certamente a pra­ti­ca­gem está na van­guar­da em desen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co e trei­na­men­to para garan­tir a segu­ran­ça da navegação.