39º Encontro Nacional de Praticagem: USP-TPN: Uso de simulação dinâmica e modelos hidrodinâmicos no projeto detalhado de canais de acesso e arranjo portuário
O Professor da USP, Eduardo Aoun Tannuri apresentou detalhes sobre a estrutura portuária de acordo com a evolução dos navios e com movimento das marés. Ele destacou as normas que regem a padronização de medidas para canais de acesso, canais de evolução, giro, área abrigada, área desabrigada e outros.
Após citar a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a nova norma da PIANC, em seu relatório 121 como referências importantes para os projetos de adequação dos portos, ele destacou a evolução tecnológica dos equipamentos que fornecem máxima precisão para as operações e manobras realizadas nos portos em todo o mundo. “A norma ABNT está sendo revisada este ano. Não está aprovada ainda, mas está em fase prévia para lançamento em consulta pública”, revelou.
Eduardo Tannuri abordou o funcionamento dos simuladores de manobras e observou que para certificação desse tipo de equipamento a comunidade científica deve ter acesso ao que está sendo feito com o objetivo de otimizar o desempenho dos portos brasileiros. “O primeiro passo para melhorar a qualidade dos simuladores de manobras é expor os modelos”, defendeu. Ele finalizou dizendo que a análise de risco será importante variável e estará muito presente na nova regulamentação da ABNT.