39º Encontro Nacional de Praticagem: Centro de Hidrografia da Marinha

Ao des­ta­car o pro­ces­so de aná­li­se dos Levantamentos Hidrográficos (LH), o Comandante Frederico Carlos Muthz Medeiros de Barros expli­cou em deta­lhes o sis­te­ma de aná­li­se que o Centro de Hidrografia faz em rela­ção aos levan­ta­men­tos hidro­grá­fi­cos oriun­dos de vári­as enti­da­des. O obje­ti­vo é, que essa aná­li­se seja fei­ta de acor­do com parâ­me­tros que gerem uma fol­ga abai­xo da qui­lha dos navi­os, e pro­por­ci­o­nem uma nave­ga­ção segura.

“Obviamente é um pro­ces­so téc­ni­co mas somen­te com esse sis­te­ma o Centro de Hidrografia se sen­ti­rá segu­ro para fazer alte­ra­ções nas car­tas náu­ti­cas”, res­sal­tou o Comandante.

Frederico Carlos obser­vou que exis­tem vári­as linhas de ação ao mes­mo tem­po para melho­rar a situ­a­ção da car­to­gra­fia hidro­grá­fi­ca em todo o Brasil, e enfa­ti­zou que “os parâ­me­tros de ava­li­a­ção dos Levantamentos Hidrográficos são vol­ta­dos para a atu­a­li­za­ção car­to­grá­fi­ca náu­ti­ca, na bus­ca por mai­or segu­ran­ça da navegação”.