SIMULAÇÕES ATESTAM NAVIO DE 366M COM 14,5M DE CALADO EM SANTOS
Simulações realizadas, na última quinta-feira (3/11), na USP, atestaram que os navios de 366 metros de calado e 52m de boca podem entrar no Porto de Santos com calado de 14,50m; ou seja, superior aos 14,20m homologados pela Capitania dos Portos em fevereiro de 2021. O relatório das manobras realizadas no simulador do Tanque de Provas Numérico servirá de base para a Autoridade Marítima avaliar um possível aumento de calado antes mesmo da chegada dessas megaembarcações.
– Os navios menores que 340m frequentam o Porto de Santos e já operam com calado de 14,50m. A diferença parece pouca, mas não é. Todo centímetro, em calado, ou metro, em termos de comprimento ou largura de um navio, faz diferença – frisa o presidente da Praticagem de São Paulo, Bruno Tavares, que participou das manobras com o assessor de operações da entidade, Viriato Geraldes.
Foram mais de dez manobras realizadas nas simulações, com a embarcação entrando e saindo dos três terminais de contêineres, fazendo o giro na bacia de evolução e navegando em curvas com uso de rebocadores em várias condições de vento.
O professor Eduardo Tannuri, coordenador do TPN-USP, ficou satisfeito com o resultado:
– Concluímos pela viabilidade do aumento de calado. O próximo passo é gerar um relatório técnico com as análises detalhadas, os parâmetros de segurança e emitir um documento para a Marinha avaliar e, possivelmente, autorizar esse ganho de 30 centímetros.
Segundo o professor, foram feitos estudos para verificar os movimentos da embarcação no canal externo e, sobretudo, sob efeito das ondas, considerando o efeito squat e o adernamento do navio, principalmente, na parte curva:
– Foi necessário confirmar se, com esse aumento de calado, a manobra seria segura, devido ao porte do navio e ao fato de o canal de Santos ser relativamente estreito, além de estabelecer o número de rebocadores adequados para auxílio na manobra.
Acompanharam os trabalhos na USP representantes da Santos Port Authority, do Brasil Terminal Portuário e da DP World.
Com informações da Praticagem de SP