PRESIDENTE DA PRATICAGEM PARTICIPA EM LONDRES DE REUNIÕES DA COMUNIDADE MARÍTIMA

O pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, está em Londres para encon­tros da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), enti­da­de da qual é vice-pre­si­den­te, e da Organização Marítima Internacional (IMO).

Além de reu­nião na sede da IMPA, que fun­ci­o­na no navio HQS Wellignton, à bei­ra do Rio Tâmisa, Ricardo Falcão par­ti­ci­pou de semi­ná­rio pro­mo­vi­do pela enti­da­de e da 106ª ses­são do Comitê de Segurança Marítima da IMO, local de ambos os eventos.

O secre­tá­rio-geral da IMO, Kitack Lim, pres­ti­gi­ou o semi­ná­rio da IMPA. Ele tam­bém havia com­pa­re­ci­do ao con­gres­so mun­di­al da cate­go­ria, no México. O diri­gen­te reco­nhe­ceu a impor­tân­cia dos prá­ti­cos na segu­ran­ça da nave­ga­ção e na manu­ten­ção da cadeia glo­bal de supri­men­tos, a par­tir de conhe­ci­men­to local espe­ci­a­li­za­do e exper­ti­se dos pro­fis­si­o­nais. O obje­ti­vo do even­to foi demons­trar aos Estados-mem­bros da ONU o valor soci­al da pra­ti­ca­gem, con­si­de­ra­da ati­vi­da­de essencial.

Já no Comitê de Segurança Marítima da IMO, foram deba­ti­das maté­ri­as rele­van­tes para os paí­ses e seus pos­sí­veis des­do­bra­men­tos em regu­la­ções inter­na­ci­o­nais, entre eles atu­a­li­za­ções na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas) e regra­men­to para ope­ra­ção segu­ra de navi­os autônomos.

Como vice-pre­si­den­te da IMPA há oito anos, Ricardo Falcão acom­pa­nha de per­to as dis­cus­sões no Comitê de Segurança Marítima da agên­cia da ONU que regu­la os pro­ce­di­men­tos de segu­ran­ça da navegação:

– Na IMO, dis­cu­ti­mos os temas rela­ci­o­na­dos à sobe­ra­nia e aos inte­res­ses comer­ci­ais das nações, sem­pre com foco na segu­ran­ça do trans­por­te marí­ti­mo, res­pon­sá­vel por mais de 90% das nos­sas economias.

Os vice-pre­si­den­tes da IMPA, Ricardo Falcão e Sang-Min Goag, na sede da IMO