Segurança, capacitação, logística e infraestrutura são temas no 41º Encontro Nacional de Praticagem

Nos pró­xi­mos dias 28 e 29 de novem­bro, acon­te­ce, em Belém (PA), o 41º Encontro Nacional de Praticagem, pro­mo­vi­do pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). Temas como segu­ran­ça da nave­ga­ção, capa­ci­ta­ção, logís­ti­ca e infra­es­tru­tu­ra por­tuá­ria estão na pro­gra­ma­ção que será apre­sen­ta­da por repre­sen­tan­tes da Marinha, de uni­ver­si­da­des e dos pró­pri­os prá­ti­cos, res­pon­sá­veis pelo asses­so­ra­men­to dos coman­dan­tes das embar­ca­ções em mano­bras em águas restritas.

Após as pala­vras ini­ci­ais do dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, o prá­ti­co Gustavo Martins, o vice-almi­ran­te Edervaldo Teixeira de Abreu Filho fará a aber­tu­ra do even­to. Ele assu­miu, em julho, o coman­do do 4º Distrito Naval, res­pon­sá­vel pelas ope­ra­ções da Marinha e pela segu­ran­ça da nave­ga­ção na região dos esta­dos do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

Em segui­da, o capi­tão de fra­ga­ta João Bittencourt Cavalcanti vai falar sobre os desa­fi­os do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, do qual é dire­tor. A uni­da­de teve a deno­mi­na­ção alte­ra­da em setem­bro. Era o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, anti­go Serviço de Sinalização Náutica do Norte, e cui­da de ati­vi­da­des impres­cin­dí­veis à segu­ran­ça como os pro­ces­sos de hidro­ce­a­no­gra­fia, atu­a­li­za­ção car­to­grá­fi­ca e auxí­li­os à navegação.

Ainda no tema regi­o­nal, o pro­fes­sor dou­tor Hito Braga de Moraes, da Universidade Federal do Pará, irá abor­dar o poten­ci­al marí­ti­mo do Pará na logís­ti­ca inter­na­ci­o­nal con­si­de­ran­do o canal do Panamá.

Outro repre­sen­tan­te da Autoridade Marítima será o capi­tão de fra­ga­ta Sebastião Simões de Oliveira. Superintendente de Segurança da Navegação do Centro de Hidrografia da Marinha, ele irá tra­tar dos levan­ta­men­tos hidro­grá­fi­cos rela­ci­o­na­dos a pro­je­tos por­tuá­ri­os e de como podem ser apro­vei­ta­dos na atu­a­li­za­ção cartográfica.

Já o pro­fes­sor dou­tor Eduardo Tannuri, da USP, con­ta­rá um pou­co sobre o com­par­ti­lha­men­to da expe­ri­ên­cia dos prá­ti­cos nos estu­dos de novas ope­ra­ções por­tuá­ri­as, simu­la­dos no labo­ra­tó­rio Tanque de Provas Numérico da uni­ver­si­da­de, par­cei­ra do Conapra.

Entre os prá­ti­cos, Matusalém Gonçalves Pimenta leva­rá o assun­to do seu livro “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, no qual ana­li­sa aci­den­tes a par­tir da reso­lu­ção A‑960 da Organização Marítima Internacional (IMO). O prá­ti­co Luiz Antônio Raymundo da Silva, tam­bém do Rio de Janeiro, está no pai­nel: “O fator huma­no na nave­ga­ção em águas restritas”.

O 41º Encontro Nacional de Praticagem será rea­li­za­do no cen­tro de con­ven­ções do Hotel Grand Mercure, a par­tir das 9h do dia 28. No dia 29, o even­to será inter­no, vol­ta­do ape­nas à praticagem.