Praticagem de Rio Grande auxilia na reintegração de pinguins ao mar aberto

A Praticagem da Barra de Rio Grande aju­dou no retor­no de dez pin­guins-de-Magalhães ao mar aber­to. Os ani­mais foram libe­ra­dos no sába­do (11/11) depois de serem rea­bi­li­ta­dos por bió­lo­gos do Centro de Recuperação de Animais Marinhos, ane­xo ao Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande. A rein­te­gra­ção foi fei­ta a cer­ca de sete quilô­me­tros da Barra de Rio Grande. O auxí­lio da pra­ti­ca­gem foi soli­ci­ta­do pelo Museu Oceanográfico da cida­de, onde os ani­mais foram tratados.

Os pin­guins foram libe­ra­dos em alto-mar para que che­gas­sem mais rápi­do à Patagônia. Foram colo­ca­das duas lan­chas da pra­ti­ca­gem à dis­po­si­ção: uma para trans­por­tar pin­guins e bió­lo­gos, e outra para fil­mar a operação.

Os ani­mais foram encon­tra­dos no lito­ral sul gaú­cho fra­cos, desi­dra­ta­dos e com lesões pelo cor­po. Após cer­ca de dois meses, eles atin­gi­ram os cri­té­ri­os para a libe­ra­ção. O pro­ces­so de rea­bi­li­ta­ção con­tem­plou exa­mes clí­ni­cos, ava­li­a­ção dos parâ­me­tros san­guí­ne­os, regu­la­ção da tem­pe­ra­tu­ra cor­po­ral, hidra­ta­ção, ali­men­ta­ção, suple­men­ta­ção vita­mí­ni­ca, manu­ten­ção da qua­li­da­de das penas e tra­ta­men­to cura­ti­vo para cor­tes e lesões. Dois deles ain­da estão sen­do tra­ta­dos no Museu Oceanográfico.