Rumos Práticos: Confira os des­ta­ques da 51ª edição

O Conselho Nacional de Praticagem estu­da a ado­ção do trei­na­men­to em mode­los tri­pu­la­dos redu­zi­dos no âmbi­to do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), ain­da que como ati­vi­da­de opcional.

Para isso, os Práticos João Bosco, Otavio Fragoso e Siegberto Schenk fize­ram um cur­so em Port Revel, na França, o mes­mo rea­li­za­do por Práticos ins­tru­to­res do Centro de Simulação, Pesquisa e Desenvolvimento Marítimo da Autoridade do Canal do Panamá – um dos locais pos­sí­veis para inclu­são no pro­gra­ma do ATPR.

No Brasil, não exis­tem cen­tros de trei­na­men­to com essas carac­te­rís­ti­cas. O obje­ti­vo da Praticagem é con­ti­nu­ar o apri­mo­ra­men­to em mode­los que simu­lam o com­por­ta­men­to de navi­os por­ta-con­têi­ner de gran­de por­te que che­ga­rão ao Brasil, e cujas dimen­sões supe­ram os limi­tes téc­ni­cos da mai­o­ria dos por­tos nacionais.

Leia mais na 51ª edi­ção da revis­ta Rumos Práticos, que traz ain­da repor­ta­gens sobre: o I Seminário de Hidrografia Portuária para Práticos; o 42º Encontro Nacional de Praticagem; a entra­da do Prático abo­li­ci­o­nis­ta no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria; as ações soci­ais da Praticagem de Santos; além de um arti­go téc­ni­co sobre a car­ga máxi­ma de tra­ba­lho dos cabe­ços das embar­ca­ções em ope­ra­ções de amar­ra­ção e rebocagem.

Link para revis­ta Rumos Práticos