Com apoio do Conapra, Museu Marítimo do Brasil vai difun­dir a men­ta­li­da­de marítima

O Conselho Nacional de Praticagem foi home­na­ge­a­do pelo apoio, em 2018, ao pro­je­to do Museu Marítimo do Brasil (MuMa), com cons­tru­ção pre­vis­ta no píer do Espaço Cultural da Marinha, no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Além do Conapra como patro­ci­na­dor dire­to, o pro­je­to con­tou com a con­tri­bui­ção de empre­sas, por meio de leis de incen­ti­vo fis­cal. Os cola­bo­ra­do­res inte­gram o Programa Patronos da Cultura Naval e foram reco­nhe­ci­dos na ses­são de aber­tu­ra das ati­vi­da­des cul­tu­rais da Marinha em 2019, no Museu Naval, no Rio.

Será o pri­mei­ro espa­ço públi­co do tipo no Brasil e o ter­cei­ro na América Latina, segun­do a museó­lo­ga Julia Mesquita, do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, par­cei­ro da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O museu vai abor­dar temas como his­tó­ria, ciên­cia, tec­no­lo­gia, arte e cul­tu­ra marí­ti­ma. O pro­je­to está na fase de estu­dos pre­li­mi­na­res de arquitetura.

– O MuMa afir­ma des­de a sua con­cep­ção a voca­ção marí­ti­ma do Brasil, cor­ro­bo­ran­do a incli­na­ção do Centro do Rio de Janeiro em ofe­re­cer espa­ços de cul­tu­ra e entre­te­ni­men­to – dis­se o dire­tor da DPHDM, Almirante Mathias, que agra­de­ceu aos apoiadores.

A cerimô­nia, na últi­ma ter­ça-fei­ra (19/3), apre­sen­tou ain­da os even­tos cul­tu­rais da DPHDM pro­gra­ma­dos para o ano e home­na­ge­ou as famí­li­as de cin­co líde­res navais que com­ple­ta­ri­am 100 anos em 2019: os Almirantes Maximiano, Bierrenbach, Paulo Moreira, Roxo Freitas e Rubem Mattos.

O Diretor Financeiro do Conapra, Prático João Bosco, e o Secretário Executivo, Arionor Souza, repre­sen­ta­ram a enti­da­de na sole­ni­da­de. Também esti­ve­ram pre­sen­tes o Secretário-Geral da Marinha, Almirante Silva Rodrigues; o Diretor de Hidrografia e Navegação, Almirante Garcez; o Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, Comandante Alvaro; entre outras auto­ri­da­des mili­ta­res e civis.

Confira no vídeo como será o pro­je­to do MuMa e o seu acer­vo: bit.ly/museumaritimo