RUMOS PRÁTICOS 59: CONFIRA OS DESTAQUES NO EDITORIAL
Nesta edição da Rumos Práticos, fizemos um esforço concentrado em matérias de segurança, tanto no embarque/desembarque de práticos quanto em empreendimentos portuários.
Convidamos o prático Arie Palmers, que atua na região de Scheldt (Holanda), para escrever um artigo sobre irregularidades em escadas combinadas com alçapão. Após sofrer dois acidentes em 2018, Arie se tornou um fiscalizador ativo dos problemas encontrados em arranjos de embarque em geral, sendo cofundador do grupo #DangerousLadders no Facebook.
Na sequência, traçamos um panorama sobre os modos como a praticagem mundial vem lidando com as situações envolvendo escadas com alçapão. Já o prático Marcio Fausto, da Praticagem de São Francisco do Sul e Itapoá (SC), propõe em seu artigo um check list antes do embarque para diferentes tipos de arranjo, incluindo os meios com alçapões. Ele e Arie são categóricos ao defender o adiamento do embarque em caso de irregularidades, atitude que se tem revelado eficaz na solução das falhas observadas.
Ainda no tema da segurança, temos uma reportagem mostrando como a análise preliminar de risco é cada vez mais adotada em projetos de obras e operações portuárias, com a contribuição da expertise da praticagem.
E, depois do simulador da Praticagem de São Francisco na última edição, apresentamos o centro de simulações de manobras da Praticagem do Rio de Janeiro, instalado em abril. O espaço de treinamento recebeu a visita do atleta da canoagem Isaquias Queiroz, logo após ele trazer a medalha de ouro dos Jogos de Tóquio. Você confere como foi a recepção nas páginas a seguir.
Por fim, continuando nossa série sobre as zonas de praticagem, visitamos a histórica Praticagem da Barra do Rio Grande (RS), de onde vem o patrono da nossa atividade, Francisco Marques Lisboa, pai de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré. Se no passado ele e seus contemporâneos ajudaram a desbravar a barra que recebeu a alcunha de diabólica, até a construção dos molhes que diminuíram o risco da travessia, hoje os práticos continuam colaborando para superar gargalos de infraestrutura e aumentar a eficiência das operações no porto.