Praticagem e TPN-USP vencem Prêmio Antaq em inovação

A Praticagem do Amapá, a Plataforma Logística do Amapá (PLA) e o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP) ven­ce­ram o Prêmio Antaq 2021, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, na cate­go­ria Iniciativas Inovadoras, pelo tra­ba­lho que levou ao aumen­to do por­te dos navi­os nos por­tos do Amapá.

Por déca­das, o esta­do só ope­rou embar­ca­ções da clas­se Handymax, com capa­ci­da­de de até 55 mil tone­la­das de car­ga. Para supe­rar o pro­ble­ma, duran­te qua­tro dias foram fei­tas simu­la­ções con­tro­la­das por prá­ti­cos, no Centro de Simulação de Manobras do TPN-USP.

Os estu­dos con­ta­ram com o apoio das ini­ci­a­ti­vas da pra­ti­ca­gem e da Companhia Docas de Santana (CDSA), que for­ne­ce­ram levan­ta­men­tos hidro­grá­fi­cos mais atu­a­li­za­dos, e da PLA, res­pon­sá­vel pelo pro­je­to de dois novos ter­mi­nais pri­va­dos, que con­tra­tou uma aná­li­se deta­lha­da das cor­ren­tes no Canal de Santana.

Além da par­ce­ria ino­va­do­ra, pela pri­mei­ra vez foram reu­ni­dos nas simu­la­ções repre­sen­tan­tes da pra­ti­ca­gem, das auto­ri­da­des Marítima e Portuária, do Ministério Público e dos pode­res Executivo e Legislativo; agi­li­zan­do o con­sen­so sobre a segu­ran­ça de novas operações.

No dia 29 de agos­to de 2020, menos de um mês após os estu­dos na USP, a CDSA rece­beu o pri­mei­ro Panamax homo­lo­ga­do pela Marinha, com dois porões a mais de car­ga e capa­ci­da­de para até 73 mil toneladas.

Os estu­dos tam­bém indi­ca­ram a pos­si­bi­li­da­de de o por­to e os futu­ros ter­mi­nais rece­be­rem navi­os New Panamax, com 105 mil tone­la­das de capa­ci­da­de. E con­fir­ma­ram ain­da que o Porto de Santana pode­ria ope­rar do nas­cer ao pôr do sol, e não ape­nas por cer­ca de uma hora no esto­fo da bai­xa-mar. Outra des­co­ber­ta foi a opor­tu­ni­da­de de fun­ci­o­na­men­to 24 horas, des­de que se implan­te o bali­za­men­to notur­no e faça-se o uso de rebo­ca­do­res adequados.

– Os resul­ta­dos aumen­ta­ram a com­pe­ti­ti­vi­da­de do por­to e tra­zem enor­me poten­ci­al de desen­vol­vi­men­to e atra­ção de inves­ti­do­res para o Amapá, tor­nan­do o esta­do mais uma opção para o esco­a­men­to dos grãos do Centro-Oeste. Demonstramos que os gar­ga­los de infra­es­tru­tu­ra ficam peque­nos dian­te da pos­si­bi­li­da­de de par­ti­ci­pa­ção da ini­ci­a­ti­va pri­va­da e de inter­lo­cu­ção mai­or da soci­e­da­de – afir­mou o prá­ti­co Ricardo Falcão, que repre­sen­tou a pra­ti­ca­gem na cerimô­nia no Clube Naval, em Brasília.

Para o pro­fes­sor Eduardo Tannuri, coor­de­na­dor do Centro de Simulação de Manobras do TPN-USP, o prê­mio é um reco­nhe­ci­men­to aos qua­se dez anos de par­ce­ria da uni­ver­si­da­de com a Praticagem do Brasil:

– Os estu­dos no Canal de Santana con­ta­ram com seis prá­ti­cos que con­du­zi­ram as mano­bras e con­tri­buí­ram na defi­ni­ção das pre­mis­sas das simu­la­ções e dos ris­cos que deve­ri­am ser ana­li­sa­dos. Ao lon­go des­ses anos de par­ce­ria entre a USP e a pra­ti­ca­gem, esta­be­le­ceu-se um pro­ce­di­men­to para estu­dos náu­ti­cos, asso­ci­an­do-se conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e náu­ti­cos. Mais de 200 prá­ti­cos já par­ti­ci­pa­ram de mais de 200 simu­la­ções para implan­ta­ção de novos por­tos e ope­ra­ções no país.

A ini­ci­a­ti­va do gru­po foi esco­lhi­da entre 18 tra­ba­lhos ins­cri­tos na cate­go­ria. A comis­são jul­ga­do­ra foi for­ma­da por repre­sen­tan­tes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), do Correio Braziliense, dos minis­té­ri­os da Infraestrutura e da Economia, além de ser­vi­do­res da Antaq.

A entre­ga do prê­mio foi fei­ta pelo supe­rin­ten­den­te de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da agên­cia, José Renato Ribas Fialho. No pal­co, esti­ve­ram pre­sen­tes o secre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, subs­ti­tuin­do o minis­tro Tarcísio de Freitas, o dire­tor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e os dire­to­res Adalberto Tokarski e Flávia Takafashi.