Práticos trei­nam em mode­los tri­pu­la­dos redu­zi­dos no Panamá

Para se pre­pa­rar para mano­brar com segu­ran­ça con­têi­ne­ros de até 366m de com­pri­men­to, a Praticagem do Brasil ini­ci­ou mais um ciclo de trei­na­men­tos, des­sa vez no Centro de Modelos de Buques em Escala (CMBE), no Panamá.

Uma pri­mei­ra tur­ma de prá­ti­cos do Rio de Janeiro já este­ve no local para capa­ci­ta­ção téc­ni­ca e novos gru­pos estão pro­gra­ma­dos para os pró­xi­mos meses, gra­ças a enten­di­men­tos com a Autoridade do Canal do Panamá.

Em um lago arti­fi­ci­al cons­truí­do espe­ci­fi­ca­men­te para essa fina­li­da­de, embar­ca-se em mode­los redu­zi­dos que repro­du­zem fiel­men­te esses gran­des navi­os e os efei­tos hidro­di­nâ­mi­cos percebidos.

A Praticagem tam­bém pas­sa por qua­li­fi­ca­ção seme­lhan­te no Maritime Pilots Institute (MPI), no esta­do da Luisiana (EUA).

– Entendemos que esse tipo de trei­na­men­to é fun­da­men­tal para que este­ja­mos pre­pa­ra­dos para mano­brar com segu­ran­ça navi­os por­ta-con­têi­ner de gran­de por­te que, em bre­ve, vão che­gar ao Brasil – diz o Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima.