Prático sofre aci­den­te em ope­ra­ção de embar­que em Vila Velha (ES)

Um prá­ti­co da Zona de Praticagem-14, no Espírito Santo, caiu no mar, nes­ta sex­ta-fei­ra (26/10), duran­te ope­ra­ção de embar­que para asses­so­rar um coman­dan­te na atra­ca­ção do navio Grande Africa, da Grimaldi. O aci­den­te acon­te­ceu, por vol­ta das 14h, a cin­co quilô­me­tros do lito­ral, ao lar­go da Praia da Costa, em Vila Velha.

Quando subia a esca­da de que­bra-pei­to para aces­sar a embar­ca­ção, ela arre­ben­tou em qua­tro pon­tos, até que não foi mais pos­sí­vel para o prá­ti­co ficar pen­du­ra­do. Ele foi res­ga­ta­do ime­di­a­ta­men­te pela lan­cha de Praticagem que rea­li­za­va a ope­ra­ção e pas­sa bem. Outro prá­ti­co foi des­ta­ca­do para asses­so­ria na atra­ca­ção do navio no Terminal de Vila Velha (TVV-Login), que trans­por­ta­va con­têi­ne­res, veí­cu­los, máqui­nas e equi­pa­men­tos indus­tri­ais. O caso será apu­ra­do em inqué­ri­to pela Capitania dos Portos.

Operações de trans­fe­rên­cia de prá­ti­co são o momen­to mais peri­go­so para o pro­fis­si­o­nal, prin­ci­pal­men­te por pro­ble­mas encon­tra­dos nos arran­jos de embar­que e desem­bar­que das embar­ca­ções. Alguns aci­den­tes são fatais.

A Praticagem do Brasil ocu­pa a vice-pre­si­dên­cia da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), com o Prático Ricardo Falcão. A enti­da­de, à qual o Conapra é fili­a­do, tem como prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção jus­ta­men­te a segu­ran­ça do prá­ti­co no embar­que e desembarque.

Na últi­ma cam­pa­nha da IMPA, foram rela­ta­dos 16% de não con­for­mi­da­des por prá­ti­cos do mun­do intei­ro que par­ti­ci­pa­ram da pes­qui­sa. O Brasil foi o país que mais envi­ou infor­ma­ções sobre o esta­do dos arran­jos, rela­tan­do 18,57% de não conformidades.

O Conapra tem fei­to um gran­de esfor­ço para a cons­ci­en­ti­za­ção do pro­ble­ma. Lançou o app “No Rumo Certo”, que per­mi­te ao prá­ti­co bra­si­lei­ro man­dar infor­ma­ções sobre os equi­pa­men­tos de embar­que e desem­bar­que o ano intei­ro, não somen­te duran­te a cam­pa­nha da IMPA. E, tam­bém este ano, lan­çou um vídeo de trei­na­men­to sobre as regras dos arran­jos e dos pro­ce­di­men­tos nas ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia, para que mes­tres e mari­nhei­ros das lan­chas de prá­ti­co pos­sam auxi­liá-lo na veri­fi­ca­ção dos dis­po­si­ti­vos. O mate­ri­al foi dis­po­ni­bi­li­za­do em três idiomas.

No últi­mo Painel Latino-Americano da Associação Internacional dos Armadores Independentes de Navios Petroleiros (Intertanko), o Conselho Técnico do Conapra tam­bém mos­trou sua pre­o­cu­pa­ção com a con­ser­va­ção e ins­ta­la­ção cor­re­ta dos arran­jos, pon­do à dis­po­si­ção o vídeo pro­du­zi­do sobre as regras dos mes­mos e os dados cole­ta­dos no apli­ca­ti­vo “No Rumo Certo”.