Veja como foi a palestra da Praticagem no encontro da Intertanko
O Prático Johann Georg Hutzle, membro do Conselho Técnico do Conapra, fez uma apresentação sobre a Praticagem do Brasil no 18º Encontro do Painel Latino-Americano da Associação Internacional dos Armadores Independentes de Navios Petroleiros (Intertanko), no Rio de Janeiro. Desde 2014, as entidades mantêm um acordo de cooperação em prol da segurança no mar.
Ele mostrou todo o investimento próprio da Praticagem em treinamento e tecnologia que contribui para a manutenção do baixíssimo índice de acidentes no país. E aproveitou para reforçar a preocupação dos práticos com duas questões: a conservação e instalação correta dos arranjos de embarque e desembarque; e a importância da antecipação de informações pertinentes sobre a embarcação pelo comandante.
Johann pôs à disposição dos presentes o vídeo produzido pelo Conapra sobre as regras dos arranjos e cuidados nas operações de transferência, além dos dados coletados no aplicativo “No Rumo Certo”, no qual os práticos informam sobre a situação dos equipamentos de embarque e desembarque encontrados.
– Queremos dividir essas informações com vocês também, para que nos ajudem.
O membro do Conselho Técnico e Prático de Recife iniciou a palestra com uma exibição do vídeo institucional da Praticagem. Depois, fez um breve histórico da regulação da atividade e mostrou como ela está estruturada e representada institucionalmente, por meio do Conapra e da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos).
Na sequência, ele abordou o rigoroso processo seletivo por que passam os práticos e a quantidade mínima de manobras para formação e posterior manutenção da habilitação.
Na parte de treinamento, ele destacou: o Programa de Atualização para Práticos (ATPR), que tem atraído cada vez mais estrangeiros; a capacitação no exterior em modelos reduzidos de embarcações, complementada em simuladores; o curso para operadores de atalaia; e o vídeo sobre os arranjos, voltado a mestres e marinheiros das lanchas de prático.
Na área tecnológica, além do App, ele citou os investimentos no sistema de calado dinâmico ReDRAFT; em equipamentos como Portable Pilot Units; e em sinalização virtual, que vêm ajudando a melhorar a acessibilidade e a segurança da navegação.
Johann disse ainda que a Praticagem, como especialista nas águas onde opera, está envolvida em simulações para a implantação de novos projetos, como portos, terminais e canais de acesso. Essa participação é decisiva para a eficiência e também para a segurança.
No fim, ele lembrou que os navios, hoje, estão maiores e que os danos a evitar são proporcionais:
– Nosso papel agora é proteger os portos dos perigos. Fazendo isso, protegemos o meio ambiente, a economia e evitamos perdas para todos os envolvidos. Se impedimos acidentes, todos ganham. Quando vocês não escutam sobre a gente, é porque tudo vai bem. Nós costumamos dizer que o som da segurança é o silêncio.