Veja como foi a pales­tra da Praticagem no encon­tro da Intertanko

O Prático Johann Georg Hutzle, mem­bro do Conselho Técnico do Conapra, fez uma apre­sen­ta­ção sobre a Praticagem do Brasil no 18º Encontro do Painel Latino-Americano da Associação Internacional dos Armadores Independentes de Navios Petroleiros (Intertanko), no Rio de Janeiro. Desde 2014, as enti­da­des man­têm um acor­do de coo­pe­ra­ção em prol da segu­ran­ça no mar.

Ele mos­trou todo o inves­ti­men­to pró­prio da Praticagem em trei­na­men­to e tec­no­lo­gia que con­tri­bui para a manu­ten­ção do bai­xís­si­mo índi­ce de aci­den­tes no país. E apro­vei­tou para refor­çar a pre­o­cu­pa­ção dos prá­ti­cos com duas ques­tões: a con­ser­va­ção e ins­ta­la­ção cor­re­ta dos arran­jos de embar­que e desem­bar­que; e a impor­tân­cia da ante­ci­pa­ção de infor­ma­ções per­ti­nen­tes sobre a embar­ca­ção pelo comandante.

Johann pôs à dis­po­si­ção dos pre­sen­tes o vídeo pro­du­zi­do pelo Conapra sobre as regras dos arran­jos e cui­da­dos nas ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia, além dos dados cole­ta­dos no apli­ca­ti­vo “No Rumo Certo”, no qual os prá­ti­cos infor­mam sobre a situ­a­ção dos equi­pa­men­tos de embar­que e desem­bar­que encontrados.

– Queremos divi­dir essas infor­ma­ções com vocês tam­bém, para que nos ajudem.

O mem­bro do Conselho Técnico e Prático de Recife ini­ci­ou a pales­tra com uma exi­bi­ção do vídeo ins­ti­tu­ci­o­nal da Praticagem. Depois, fez um bre­ve his­tó­ri­co da regu­la­ção da ati­vi­da­de e mos­trou como ela está estru­tu­ra­da e repre­sen­ta­da ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te, por meio do Conapra e da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos).

Na sequên­cia, ele abor­dou o rigo­ro­so pro­ces­so sele­ti­vo por que pas­sam os prá­ti­cos e a quan­ti­da­de míni­ma de mano­bras para for­ma­ção e pos­te­ri­or manu­ten­ção da habilitação.

Na par­te de trei­na­men­to, ele des­ta­cou: o Programa de Atualização para Práticos (ATPR), que tem atraí­do cada vez mais estran­gei­ros; a capa­ci­ta­ção no exte­ri­or em mode­los redu­zi­dos de embar­ca­ções, com­ple­men­ta­da em simu­la­do­res; o cur­so para ope­ra­do­res de ata­laia; e o vídeo sobre os arran­jos, vol­ta­do a mes­tres e mari­nhei­ros das lan­chas de prático. 

Na área tec­no­ló­gi­ca, além do App, ele citou os inves­ti­men­tos no sis­te­ma de cala­do dinâ­mi­co ReDRAFT; em equi­pa­men­tos como Portable Pilot Units; e em sina­li­za­ção vir­tu­al, que vêm aju­dan­do a melho­rar a aces­si­bi­li­da­de e a segu­ran­ça da navegação.

Johann dis­se ain­da que a Praticagem, como espe­ci­a­lis­ta nas águas onde ope­ra, está envol­vi­da em simu­la­ções para a implan­ta­ção de novos pro­je­tos, como por­tos, ter­mi­nais e canais de aces­so. Essa par­ti­ci­pa­ção é deci­si­va para a efi­ci­ên­cia e tam­bém para a segurança.

No fim, ele lem­brou que os navi­os, hoje, estão mai­o­res e que os danos a evi­tar são proporcionais:

– Nosso papel ago­ra é pro­te­ger os por­tos dos peri­gos. Fazendo isso, pro­te­ge­mos o meio ambi­en­te, a eco­no­mia e evi­ta­mos per­das para todos os envol­vi­dos. Se impe­di­mos aci­den­tes, todos ganham. Quando vocês não escu­tam sobre a gen­te, é por­que tudo vai bem. Nós cos­tu­ma­mos dizer que o som da segu­ran­ça é o silêncio.