Praticagem vai par­ti­ci­par de deba­te sobre nave­ga­ção em lama flui­da no Rio Amazonas

Quando a lama em sus­pen­são é sufi­ci­en­te­men­te flui­da para uma nave­ga­ção segu­ra? Quais os parâ­me­tros para isso? O assun­to é com­ple­xo e requer aná­li­ses téc­ni­cas rigo­ro­sas de ris­co para uma pos­sí­vel ampli­a­ção de limi­tes ope­ra­ci­o­nais em cer­tas áre­as. Por isso, de for­ma cri­te­ri­o­sa e envol­ven­do todos os ato­res impor­tan­tes na dis­cus­são, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil con­ti­nua o deba­te sobre essa pos­si­bi­li­da­de na Barra Norte do Rio Amazonas, com a par­ti­ci­pa­ção da Praticagem.

O “Seminário sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluida e sua apli­ca­bi­li­da­de no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas” será rea­li­za­do pela DPC nos dias 23 e 24 de julho, no Sebrae, na cida­de de Macapá (AP). O even­to vai reu­nir repre­sen­tan­tes da Autoridade Marítima, da Comunidade Marítima e da Academia, além de auto­ri­da­des gover­na­men­tais e parlamentares.

O Vice-Presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), Prático Ricardo Falcão, atua na região e vai mos­trar a visão de segu­ran­ça da Praticagem sobre a nave­ga­ção na Barra Norte.

Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apre­sen­ta­rão estu­dos da lama flui­da na região. Também esta­rão pre­sen­tes pes­qui­sa­do­res da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de São Paulo (USP).

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Ilques, fará a aber­tu­ra do even­to, que será encer­ra­do pelo Diretor de Portos e Costas, Almirante Roberto.

Confira a pro­gra­ma­ção em https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/programacao_seminario_0.pdf