Conapra pre­sen­teia Comando do Ciaga com obra de Carlos Kirovsky

O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) pre­sen­te­ou o Comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), da Marinha do Brasil, com uma pin­tu­ra do artis­ta Carlos Kirovsky. A obra é uma repro­du­ção de uma his­tó­ri­ca foto da Praticagem do Pará que está afi­xa­da na sala da Presidência do Conapra. Nela, o Prático Miguel Ferreira Salgado embar­ca para uma fai­na de Praticagem no navio Liverpool, da extin­ta Booth Line, no anti­go pon­to de espe­ra de Prático de Salinópolis. O regis­tro é de 1942.

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, entre­gou o qua­dro ao Comandante do Ciaga, Almirante Viamonte.

Natural do Rio de Janeiro, Carlos Kirovsky já pin­tou mais de 200 qua­dros com a temá­ti­ca naval. Sua arte está em museus, gabi­ne­tes da Marinha e já foi repro­du­zi­da até em selo dos Correios. Publicitário, ele pas­sou a se dedi­car inte­gral­men­te à pin­tu­ra em 2001, mas a pri­mei­ra expo­si­ção foi em 1990.

– Sempre gos­tei do mar e de vele­jar. O mar é um ele­men­to já comum em minha men­te, assim como as embar­ca­ções – diz o pin­tor, de 59 anos.

A Praticagem do Brasil man­tém uma estrei­ta rela­ção com o Centro de Instrução, con­tri­buin­do com a moder­ni­za­ção de salas de apren­di­za­do, pro­je­tos de incen­ti­vo ao espor­te e à men­ta­li­da­de marí­ti­ma. Referência na for­ma­ção de Oficiais em Náutica e Máquinas, o Ciaga tam­bém abri­ga a par­te pre­sen­ci­al do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), rea­li­za­do pelo Conapra por dele­ga­ção da Autoridade Marítima.