Praticagem pre­sen­te na inau­gu­ra­ção da bibli­o­te­ca do Museu Naval de SC e pos­se da Soamar

A Praticagem do Brasil pres­ti­gi­ou a inau­gu­ra­ção da bibli­o­te­ca do Centro Cultural da Marinha, em Santa Catarina, e a pos­se, no mes­mo local, do novo pre­si­den­te da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil (Soamar-Brasil). César Amorim Krieger assu­me a pre­si­dên­cia para o biê­nio 2018–2020 da enti­da­de res­pon­sá­vel pela apro­xi­ma­ção da soci­e­da­de civil com a Marinha.

O local para a pos­se, no últi­mo dia 16/11, não pode­ria ser mais apro­pri­a­do, já que o Museu Naval é fru­to de uma par­ce­ria com o Instituto Cultural Soto, uma orga­ni­za­ção da soci­e­da­de civil.

Estiveram pre­sen­tes o Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira; o Comandante do 5º Distrito Naval, Almirante José Renato; o Diretor Financeiro do Conapra, Prático João Bosco; o Assessor Institucional do Conapra, Wilson Cruz; além de outras auto­ri­da­des mili­ta­res e civis.

A bibli­o­te­ca do museu con­ta com 6 mil volu­mes, sen­do 1.500 obras raras, como a pri­mei­ra enci­clo­pé­dia do Brasil, fei­ta a man­do de Dom Pedro II, em 1862, na França; as prin­ci­pais obras que tra­tam do Brasil Império; de todos os auto­res clás­si­cos das duas gran­des guer­ras mun­di­ais etc.

Sobre o Centro Cultural

O Museu Naval com­ple­tou dois anos de fun­ci­o­na­men­to, em julho, com a mar­ca de 15 mil visi­tan­tes, e reú­ne um dos mais rele­van­tes acer­vos da área fora do eixo Rio-SP, com 1.800 peças, entre elas o esbo­ço do bra­são da ban­dei­ra do Império, pri­mei­ro sím­bo­lo naci­o­nal; peças ori­gi­nais de Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II; mode­los de bar­cos usa­dos na Guerra do Paraguai; ins­tru­men­tos de nave­ga­ção; entre outras.

O espa­ço abri­gou o his­tó­ri­co Forte Santa Bárbara, do sécu­lo XVIII, e foi sede da Capitania dos Portos de Santa Catarina, que teve Wilson Cruz, do Conapra, como um dos seus comandantes.

As visi­tas ao Centro Cultural são gra­tui­tas e podem ser fei­tas das 10h às 17h, de ter­ça a sábado.