Após lan­çar bali­za­men­to vir­tu­al, Praticagem da Barra do Pará ganha nova sede

Mais uma Praticagem pas­sa a reu­nir todos os seto­res no mes­mo local, agi­li­zan­do o ser­vi­ço e pro­por­ci­o­nan­do ain­da mais segu­ran­ça nas ope­ra­ções. A Barra do Pará, uma das enti­da­des de Praticagem his­tó­ri­cas no Brasil, ganhou sua nova sede admi­nis­tra­ti­va e ope­ra­ci­o­nal, em Belém, no bair­ro da Cidade Velha, na rua mais anti­ga da capi­tal para­en­se, a Siqueira Mendes.

A sede con­gre­ga, inclu­si­ve, o novo cen­tro de ope­ra­ções, que con­ta com a mais alta tec­no­lo­gia em equi­pa­men­tos de geren­ci­a­men­to e moni­to­ra­men­to de trá­fe­go aqua­viá­rio, 14 ope­ra­do­res bilín­gues e um sis­te­ma de bali­za­men­to vir­tu­al pio­nei­ro no país: uma estru­tu­ra que garan­te infor­ma­ções pre­ci­sas e con­tri­bui para a toma­da de decisão.

Com o obje­ti­vo de valo­ri­zar a tra­je­tó­ria secu­lar da Praticagem da Barra do Pará, foi inau­gu­ra­do tam­bém um memo­ri­al que abar­ca um impor­tan­te acer­vo sobre a impor­tân­cia da enti­da­de para o desen­vol­vi­men­to soci­al e econô­mi­co da região.

– Essa rea­li­za­ção foi sonha­da não só pelos 35 prá­ti­cos que aqui estão, mas por todos os outros que nos ante­ce­de­ram e que, com seu profis­si­o­na­lis­mo, colo­ca­ram a Praticagem da Barra do Pará em nível de exce­lên­cia. Não só a Praticagem, os toma­do­res de ser­vi­ço e os usuá­ri­os da Zona de Praticagem, mas a soci­e­da­de como um todo ganha em segu­ran­ça nas ope­ra­ções e agi­li­da­de nos ser­vi­ços pres­ta­dos – des­ta­cou o Diretor-Presidente da Barra do Pará, Prático Evandro Simas Abi Saab.

Responsáveis pela Zona de Praticagem 03, com uma área de atu­a­ção que com­pre­en­de o aces­so pelo Canal do Quiriri, na região do Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará, os prá­ti­cos da Barra do Pará rea­li­zam mais de 3 mil mano­bras de navi­os por ano.

Ao todo, a Praticagem reú­ne 115 cola­bo­ra­do­res, entre prá­ti­cos, ope­ra­do­res, mes­tres, mari­nhei­ros, mecâ­ni­cos e pes­so­al admi­nis­tra­ti­vo. A estru­tu­ra dis­põe ain­da de 9 lan­chas de Praticagem, 6 lan­chas de apoio, uma lan­cha de Batimetria e duas bases remo­tas, loca­li­za­das nos muni­cí­pi­os de Barcarena e Marapanim.

Além de asse­gu­rar a movi­men­ta­ção de embar­ca­ções para a eco­no­mia com efi­ci­ên­cia, a Barra do Pará está pre­sen­te na área soci­al, apoi­an­do diver­sas ações de valo­ri­za­ção do ser huma­no, da edu­ca­ção e do meio ambiente.

A inau­gu­ra­ção da nova sede teve as pre­sen­ças do Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo; do Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Comandante Santiago; do Secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes; do Diretor Técnico do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Porthos Lima; e de diver­sas auto­ri­da­des de esfe­ras esta­du­ais, muni­ci­pais e da comu­ni­da­de marítima.

Na oca­sião, foi lan­ça­do ain­da o vídeo ins­ti­tu­ci­o­nal da entidade.