Em uma sema­na, Praticagem do Rio Grande res­ga­ta velei­ro e libe­ra pin­guins em alto-mar

A Praticagem da Barra do Rio Grande sal­vou qua­tro tri­pu­lan­tes de um velei­ro que vinha de Itajaí (SC) para Porto Alegre (RS), no últi­mo domin­go (18/11).

Sem die­sel e com ava­ria nas velas devi­do ao for­te ven­to, o velei­ro Antares I – com 9,30m de com­pri­men­to – pediu aju­da ao Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) da Marinha, por vol­ta de 18h30min, quan­do esta­va a 10 milhas ao nor­te da Barra do Rio Grande.

Cumprindo o dever de apoi­ar a Autoridade Marítima em ações de bus­ca e sal­va­men­to sem­pre que soli­ci­ta­da, a Praticagem pro­ce­deu ao local em sua lan­cha com um galão de 20 litros de com­bus­tí­vel para a embarcação.

O motor deu par­ti­da e o velei­ro con­se­guiu aden­trar a área por­tuá­ria, mas aca­bou enca­lhan­do pró­xi­mo à Vila Santa Teresa, já em águas inte­ri­o­res, com pro­fun­di­da­de em tor­no de 40cm, por­tan­to, sem ris­co para a tripulação.

Além do apoio nes­sas ações, a Praticagem da Barra do Rio Grande coo­pe­ra com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) na logís­ti­ca de retor­no de pin­guins tra­ta­dos e devol­vi­dos em mar aberto.

Na quar­ta-fei­ra (21/11), após recu­pe­ra­ção, mais um gru­po de oito ani­mais foram leva­dos pela lan­cha da Praticagem e libe­ra­dos em alto-mar para vol­ta­rem à Patagônia, onde se reproduzem.

Confira a repor­ta­gem no G1:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/apos-se-recuperarem-em-rio-grande-pinguins-sao-liberados-no-mar-para-voltarem-a-patagonia/7177715/