Praticagem investe em projetos de energia renovável da EFOMM

O apoio da Praticagem do Brasil ao Grêmio de Vela e Remo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foi ampli­a­do ao Grêmio de Eficiência Energética da uni­da­de de ensi­no do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga). Além de con­tri­buir no incen­ti­vo ao espor­te e a uma men­ta­li­da­de marí­ti­ma mais for­te entre os jovens, a Praticagem ago­ra inves­te em pro­je­tos de ener­gia reno­vá­vel que já ren­dem frutos.

No dia 17 de mar­ço, a equi­pe do Barco Solar, cons­truí­do pelos alu­nos do Grêmio, par­ti­ci­pou da bar­que­a­ta em home­na­gem a São José. O even­to, orga­ni­za­do pela Paróquia São José da Lagoa em par­ce­ria com a Equipe Arariboia da Universidade Federal Fluminense (UFF), acon­te­ceu no Clube Naval Piraquê, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois, ocor­reu uma rega­ta com bar­cos sola­res, ven­ci­da pela equi­pe da EFOMM do Ciaga. A pre­mi­a­ção será na Escola Naval nes­ta quin­ta-fei­ra (12/4), às 16h.

Criado no segun­do semes­tre de 2017, o Grêmio de Eficiência Energética é um des­do­bra­men­to do Projeto de Gestão e Eficiência Energética (CON ENERGIA) da Marinha do Brasil, que bus­ca redu­zir cus­tos com ener­gia elé­tri­ca e inse­rir a ins­ti­tui­ção no cená­rio de mode­los mais efi­ci­en­tes e sustentáveis.

O Grêmio tam­bém con­ta com par­ce­ri­as da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM). Outros pro­je­tos dos alu­nos são: um car­ro elé­tri­co e movi­do a ener­gia solar, uma bici­cle­ta elé­tri­ca e a ilu­mi­na­ção exter­na solar do Ciaga.

– Hoje, a Praticagem é fun­da­men­tal para o desen­vol­vi­men­to de estu­dos e pro­je­tos. Sem ela, o Barco Solar não teria saí­do do papel – diz o pro­fes­sor Leonardo Durães, do Ciaga.