Praticagem presente em mais uma homenagem ao Almirante Lima Filho

No últi­mo sába­do (07/04), o Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) ofe­re­ceu um almo­ço ao dire­tor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almi­ran­te Lima Filho. O even­to, no Iate Clube do Rio de Janeiro, foi pres­ti­gi­a­do pelo dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, Gustavo Martins, que repre­sen­tou a praticagem.

Muito que­ri­do na comu­ni­da­de marí­ti­ma, Almi­ran­te Lima Filho tem 41 anos de ser­vi­ços pres­ta­dos à ins­ti­tui­ção. Assumiu a Diretoria de Portos e Costas em agos­to de 2015. Já foi capi­tão dos Portos de Alagoas e do Rio de Janeiro, coman­dou as Forças Marítimas duran­te a Operação Panamax 2012 (exer­cí­cio mili­tar vol­ta­do à segu­ran­ça do trá­fe­go no Canal do Panamá, envol­ven­do mais de 15 paí­ses) e o 8º Distrito Naval (sedi­a­do em São Paulo).

Todas as nor­mas e ati­vi­da­des des­ti­na­das a garan­tir a segu­ran­ça do trá­fe­go aqua­viá­rio, a sal­va­guar­da da vida huma­na no mar e a pre­ven­ção à polui­ção hídri­ca estão sob sua res­pon­sa­bi­li­da­de ao lon­go des­ses qua­se três anos à fren­te da DPC, além da admi­nis­tra­ção do Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM). A dire­to­ria ofe­re­ce ain­da apoio téc­ni­co às capi­ta­ni­as, dele­ga­ci­as e agên­ci­as espa­lha­das pelo ter­ri­tó­rio nacional.

Em mar­ço, o Almi­ran­te Lima Filho já havia sido home­na­ge­a­do pela Soamar-RJ (Sociedade Amigos da Marinha).