Praticagem de Rio Grande resgata comandante de navio

Mais uma vez cum­prin­do o seu dever legal de coo­pe­rar com a Autoridade Marítima em ações de bus­ca e sal­va­men­to, a Praticagem res­ga­tou um coman­dan­te de navio que neces­si­ta­va de aten­di­men­to médi­co em Rio Grande (RS).

Na últi­ma quar­ta-fei­ra (11/04), o navio Bahri Grain, que esta­va fun­de­a­do, aci­o­nou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) da Marinha por­que o seu coman­dan­te pas­sa­va mal.

A esta­ção da Praticagem de Rio Grande foi, então, cha­ma­da para rea­li­zar o res­ga­te de urgên­cia. A lan­cha dos prá­ti­cos dei­xou o local às 18h45m e, às 19h11m, desem­bar­ca­va em seu inte­ri­or o coman­dan­te, na entra­da da Barra do Rio Grande. Ele foi dei­xa­do às 19h34m na esta­ção, onde uma ambu­lân­cia já o esperava.

Foi a segun­da ação de bus­ca e sal­va­men­to este ano rea­li­za­da com supor­te da estru­tu­ra da Praticagem, além de uma ati­vi­da­de de apoio a uma ação con­jun­ta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Ministério Público.

No ano pas­sa­do, foram seis ações no total, entre res­ga­tes a tri­pu­lan­tes, náu­fra­gos e coo­pe­ra­ção com o tra­ba­lho da uni­ver­si­da­de, que inclui a logís­ti­ca de retor­no de pin­guins tra­ta­dos e devol­vi­dos ao mar.