Praticagem apoia Projeto Grael no Circuito Oceânico de Niterói

O apoio da Praticagem do Brasil ao espor­te e à divul­ga­ção da men­ta­li­da­de marí­ti­ma entre os jovens con­ti­nua ren­den­do fru­tos. Patrocinada pela Praticagem para a dis­pu­ta do Circuito Oceânico de Niterói, a equi­pe do Veleiro Bravo – for­ma­da por alu­nos e ex-alu­nos do Projeto Grael – ficou com a ter­cei­ra colo­ca­ção na ORC B e o quin­to geral na clas­se: https://cncharitas.org.br/wp-content/uploads/2018/04/CON2018_ORC_results_B.html. O even­to foi rea­li­za­do de 31 de maio a 3 de junho, pelo Clube Naval, no bair­ro de Charitas.

– Foi uma com­pe­ti­ção de alto nível téc­ni­co com a pre­sen­ça dos melho­res vele­ja­do­res naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais nas águas de Niterói. Graças ao apoio da Praticagem, pro­va­mos que alu­nos e ex-alu­nos do Projeto Grael podem se tor­nar gran­des atle­tas. Competimos em igual­da­de com os demais e tive­mos uma enor­me tor­ci­da a nos­so favor – con­ta Alex Sandro Carvalho, inte­gran­te do Projeto Grael.

Administrado pelo Instituto Rumo Náutico, o pro­je­to foi ide­a­li­za­do, em 2000, pelos cam­peões olím­pi­cos Lars e Torben Grael. Além da for­ma­ção espor­ti­va bási­ca na vela, ofe­re­ce a alu­nos da rede públi­ca um pro­gra­ma pro­fis­si­o­na­li­zan­te na área náu­ti­ca e um pro­gra­ma de pro­je­tos ambientais.

Também com o mes­mo obje­ti­vo de for­ma­ção e incen­ti­vo, a Praticagem do Brasil apoia o Grêmio de Vela e Remo e o Grêmio de Eficiência Energética da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga).