Praticagem da Barra do Pará evi­ta aci­den­te com navio car­re­ga­do de óleo

Na noi­te de 11 de junho, a Praticagem da Barra do Pará evi­tou um gra­ve aci­den­te com o navio MV Atalanta, em Icoaraci (PA), que pode­ria ter oca­si­o­na­do mor­tes e um desas­tre ambiental.

        Por vol­ta das 19h30, sob efei­to de for­te cor­ren­te­za e ven­to, os cabos que man­ti­nham o navio atra­ca­do ao cais se par­ti­ram, desprendendo‑o do ter­mi­nal da Sotave, em Outeiro (PA). A embar­ca­ção esta­va car­re­ga­da com cer­ca de 25 mil tone­la­das de tri­go e 1.500 tone­la­das de óleo com­bus­tí­vel, e come­çou a deri­var peri­go­sa­men­te em dire­ção às pedras loca­li­za­das na Praia de Icoaraci, cuja mar­gem tem gran­de con­cen­tra­ção de embar­ca­ções de pes­ca e de trans­por­te de pessoas.

        Ao rece­ber o cha­ma­do de socor­ro do navio, o Centro de Operações da Praticagem ini­ci­ou um pla­no de con­tin­gên­cia e envi­ou ime­di­a­ta­men­te ao local uma lan­cha com um prá­ti­co. Ele embar­cou no navio e rea­li­zou uma mano­bra de emer­gên­cia, impe­din­do o acidente.

        O MV Atalanta foi con­du­zi­do em segu­ran­ça pelo prá­ti­co Wallace Arruda até o fun­de­a­dou­ro de Icoaraci, onde aguar­da ins­pe­ção da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Todos os tri­pu­lan­tes pas­sam bem e o navio não sofreu danos em sua estrutura.

A Praticagem da Barra do Pará, mais uma vez, cum­pre o dever legal dos prá­ti­cos de apoio no sal­va­men­to marí­ti­mo sem­pre que soli­ci­ta­dos, con­tri­buin­do na segu­ran­ça da nave­ga­ção, na sal­va­guar­da da vida huma­na e na pro­te­ção do meio ambiente.