Praticagem de Santos sal­va mais uma vida

Cumprindo o dever legal de coo­pe­rar com a Autoridade Marítima em ações de bus­ca e sal­va­men­to, a Praticagem de Santos sal­vou mais uma vida. Foi no últi­mo feri­a­do de Corpus Christi, quan­do um pas­seio de para­gli­der como tan­tos outros que ocor­rem nas prai­as san­tis­tas qua­se aca­ba em tra­gé­dia. O equi­pa­men­to saiu da tra­je­tó­ria e caiu no mar, no canal do por­to. Dois mari­nhei­ros da Praticagem que acom­pa­nha­vam a cena, ime­di­a­ta­men­te, mer­gu­lha­ram e con­se­gui­ram res­ga­tar Waldir da Silva Esteves. Quase ao mes­mo tem­po, uma lan­cha da Praticagem foi aci­o­na­da e con­cluiu o sal­va­men­to. A víti­ma foi enca­mi­nha­da ao hos­pi­tal pelos Bombeiros, que, ao serem cha­ma­dos, já aguar­da­vam na Ponte dos Práticos.

A Praticagem de Santos con­ta com 18 embar­ca­ções que estão sem­pre pron­tas para nave­gar, 365 dias por ano. Por esta­rem sem­pre guar­ne­ci­das para o ser­vi­ço de mano­bras, podem pres­tar o socor­ro legal em emer­gên­ci­as no mar.

Um dos res­ga­tes mais expres­si­vos ocor­reu em mar­ço de 2016, quan­do um car­ro caiu da bal­sa Santos-Guarujá. A moto­ris­ta aci­o­nou sem que­rer o ace­le­ra­dor do veí­cu­lo, que se pro­je­tou para fora da bal­sa. Uma lan­cha da Praticagem esta­va pas­san­do pelo local e os mari­nhei­ros con­se­gui­ram sal­vá-la e o seu cachor­ro, antes de o car­ro submergir.

Acidentes com lan­chas, res­ga­te de doen­tes, tri­pu­lan­tes e pas­sa­gei­ros aci­den­ta­dos em navi­os são outras ocor­rên­ci­as que con­tam com o auxí­lio da Praticagem. Quando alguém pre­ci­sa ser remo­vi­do, a Praticagem cola­bo­ra com o res­ga­te. E, mes­mo nas vezes em que é pre­ci­so atra­car o navio em caso de emer­gên­cia para o desem­bar­que do enfer­mo ou do aci­den­ta­do, essas mano­bras de cunho huma­ni­tá­rio são gratuitas.

– São con­tri­bui­ções que a Praticagem ofe­re­ce à comu­ni­da­de. Estamos sem­pre com nos­sas lan­chas em ope­ra­ção duran­te todo o dia. Com isso, garan­ti­mos rapi­dez e efi­ci­ên­cia das mano­bras, e ain­da pode­mos pres­tar esse ser­vi­ço huma­ni­tá­rio que é nos­so dever – dis­se o pre­si­den­te da Praticagem de São Paulo, Nilson Ferreira dos Santos.