Diretor de Portos e Costas e coman­dan­te do 4º Distrito visi­tam novo Centro de Operações da Barra do Pará

A Praticagem da Barra do Pará rece­beu, no dia 25 de maio, as visi­tas do dire­tor de Portos e Costas da Marinha, Almirante Roberto, do coman­dan­te do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo, e do capi­tão dos Portos da Amazônia Oriental, Comandante Santiago. A recep­ção foi fei­ta pelo pre­si­den­te da Praticagem, Evandro Saab, e pelo prá­ti­co Miguel Salgado. A Autoridade Marítima conhe­ceu o novo Centro de Operações da empre­sa e sua moder­na estru­tu­ra tec­no­ló­gi­ca, vol­ta­da para a segu­ran­ça da nave­ga­ção na Zona de Praticagem-03 e nas adjacências.
Trabalhando com o sis­te­ma AIS (Automatic Identification System) da Kongsberg, atre­la­do ao novo soft­ware STAq, a cober­tu­ra de recep­ção e trans­mis­são das novas ante­nas e tor­res englo­ba todo o limi­te da ZP-03, des­de a Boca das Onças até a foz do Rio Pará.
Para aumen­tar ain­da mais a segu­ran­ça das ope­ra­ções, a Praticagem foi auto­ri­za­da pela Capitania dos Portos a incor­po­rar um moder­no sis­te­ma de AIS-AtoN vir­tu­al do fabri­can­te JRC, que emi­te sinais de boi­as, faróis e faro­le­tes a todos os nave­gan­tes. Já estão ope­ran­do des­ta for­ma sete boi­as, um farol e dois faro­le­tes. Em bre­ve, o sis­te­ma será ampli­a­do. Esse tipo de bali­za­men­to vir­tu­al é o pri­mei­ro a ser imple­men­ta­do no Brasil.
Três esta­ções mete­o­ce­a­no­grá­fi­cas tam­bém geram para os prá­ti­cos, em tem­po real, dados de ondas, ven­tos, altu­ra de maré e cor­ren­te­za, refor­çan­do a segu­ran­ça nas nave­ga­ções e nas mano­bras nos terminais.
O sis­te­ma com­ple­to ope­ra 24 horas com dois pro­ve­do­res de inter­net com link dedi­ca­do inde­pen­den­tes; seis telões; sete rádi­os VHF com gra­va­ção de áudio; ser­vi­dor pró­prio arma­ze­nan­do todos os dados do Centro de Operações; moni­to­ra­men­to por áudio e vídeo; dois ope­ra­do­res bilín­gues e um trai­nee; nobre­aks; gru­po gera­dor; e três com­pu­ta­do­res de últi­ma geração.
Também foi incor­po­ra­do ao Centro de Operações um Gabinete de Crise para a Autoridade Marítima, onde a Marinha tem à sua dis­po­si­ção toda tec­no­lo­gia e recur­sos para coor­de­nar as ope­ra­ções de bus­ca e sal­va­men­to (SAR).
– Com o novo Centro de Operações, a comu­ni­da­de marí­ti­ma e a soci­e­da­de para­en­se ganham mais um ali­a­do na segu­ran­ça da nave­ga­ção, na pro­te­ção do meio ambi­en­te e dos rios da Amazônia – des­ta­ca o pre­si­den­te da Barra do Pará.

Da esquer­da para direi­ta: Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Santiago; Presidente da Barra do Pará, Evandro Saab; Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo; Prático Miguel Salgado; Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto.