Praticagem da Barra do Pará res­ga­ta pes­ca­do­res há dois dias à deriva

A Praticagem da Barra do Pará res­ga­tou dois pes­ca­do­res de uma peque­na embar­ca­ção que esta­va à deri­va há dois dias, nas pro­xi­mi­da­des do muni­cí­pio de Colares (PA).

A ação acon­te­ceu no últi­mo dia 4 de abril. A tri­pu­la­ção da lan­cha da Praticagem (P14) avis­tou os dois homens pedin­do aju­da e seguiu para pres­tar apoio. Eles rela­ta­ram que fica­ram à deri­va devi­do ao mau tem­po na região.

Após o res­ga­te, os pes­ca­do­res foram entre­gues com segu­ran­ça a uma outra embar­ca­ção que seguia via­gem para a Vila de Pescadores do Cajueiro, na Ilha de Mosqueiro.

A Praticagem da Barra do Pará é res­pon­sá­vel pela Zona de Praticagem 03, com uma área de atu­a­ção que com­pre­en­de o aces­so pelo Canal do Quiriri, na região do Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará. Devidamente apa­re­lha­da com a mais alta tec­no­lo­gia e estru­tu­ra, a enti­da­de rea­li­za mais de três mil mano­bras de navi­os por ano, garan­tin­do a segu­ran­ça da nave­ga­ção, a sal­va­guar­da da vida huma­na e a pro­te­ção do meio ambiente.

Cooperar nas ati­vi­da­des de bus­ca e sal­va­men­to (SAR) quan­do soli­ci­ta­da é um dos deve­res da Praticagem pre­vis­tos nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (Normam-12/DPC).