Almirante Alipio Jorge assu­me Comando da Escola Superior de Guerra

O General Schons pas­sou o Comando da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, ao Almirante Alipio Jorge. A cerimô­nia, rea­li­za­da na sede da uni­da­de, na Urca, na últi­ma quar­ta-fei­ra (3/4), foi pres­ti­gi­a­da pela Praticagem do Brasil.

O even­to foi con­cor­ri­do e teve as pre­sen­ças do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Secretário-Geral do Ministério, Almirante Garnier; do Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Villas Bôas; do Comandante da Marinha, Almirante Ilques; e do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Natural do Rio de Janeiro, Almirante Alipio Jorge dei­xou o Comando em Chefe da Esquadra no últi­mo dia 25 de mar­ço. Ele foi pro­mo­vi­do ao pos­to de Almirante de Esquadra em novem­bro de 2018.

O Ministro da Defesa sau­dou a sua che­ga­da no Comando e enal­te­ceu a con­tri­bui­ção do General Schons na pro­je­ção naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal da Escola, além do for­ta­le­ci­men­to do seu cam­pus em Brasília.

Também esti­ve­ram pre­sen­tes na sole­ni­da­de: anti­gos Comandantes da ESG; o Diretor de Portos e Costas da Marinha, Almirante Roberto; o Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Almirante Lima Filho; o Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, Comandante Alvaro; entre outras auto­ri­da­des fede­rais, esta­du­ais, muni­ci­pais e das Forças Armadas.

Sobre a ESG

A Escola Superior de Guerra é um cen­tro aca­dê­mi­co de exce­lên­cia liga­do ao Ministério da Defesa, vol­ta­da à pre­pa­ra­ção de civis e mili­ta­res para ocu­par fun­ções no cam­po da Defesa Nacional. Seu Comando é exer­ci­do, alter­na­da­men­te, por Oficiais-Generais das três Forças.

A Escola foi cri­a­da em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, e pas­sou a con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de civis já em 1951. Em 2011, hou­ve a cri­a­ção do cam­pus Brasília, rea­pro­xi­man­do a uni­da­de do cen­tro polí­ti­co-admi­nis­tra­ti­vo do país. Em 22 de mar­ço, o General Vendramin assu­miu o coman­do do núcleo fede­ral da ESG.