Praticagem da Barra do Pará rece­be home­na­gem da Capitania dos Portos

A Praticagem da Barra do Pará foi home­na­ge­a­da pelo apoio na con­ten­ção de um vaza­men­to de óleo de um empur­ra­dor de bal­sa que tom­bou, par­ci­al­men­te, nas pro­xi­mi­da­des do Porto do Arapari, em Barcarena (PA), no iní­cio de maio.

O reco­nhe­ci­men­to ao ser­vi­ço de sal­va­ta­gem ocor­reu, no últi­mo dia 27, duran­te a cerimô­nia do 173º Aniversário da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), em Belém. A Praticagem foi res­pon­sá­vel pelo trans­por­te das bar­rei­ras de con­ten­ção de polui­ção da Capitania para o local do aci­den­te, onde foram ins­ta­la­das para con­ter o vazamento.

O Superintendente da Barra do Pará, Jorge Luiz Barbeito, repre­sen­tou a enti­da­de no even­to, acom­pa­nha­do do cola­bo­ra­dor Paulo César Dias Monteiro, pilo­to de uma das lan­chas que rea­li­za­ram o trans­por­te das bar­rei­ras de contenção.

Estiveram pre­sen­tes na cerimô­nia o Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Newton; o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Comandante Manoel Pinho; e diver­sas auto­ri­da­des da comu­ni­da­de marí­ti­ma e de órgãos esta­du­ais e federais.

A Praticagem da Barra do Pará atua na Zona de Praticagem 03, con­tri­buin­do para a segu­ran­ça da nave­ga­ção, sal­va­guar­da da vida huma­na e pro­te­ção do meio ambi­en­te na área que com­pre­en­de o aces­so pelo Canal do Quiriri, na região do Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará.