EMPA 2019: Diretor do Conapra diz que App No Rumo Certo está dis­po­ní­vel para inte­gra­ção mundial

O Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima, par­ti­ci­pou, mais uma vez, do Encontro Geral da EMPA (European Maritime Pilots Association), em Liverpool, e expôs os avan­ços do apli­ca­ti­vo No Rumo Certo. Por meio dele, Práticos bra­si­lei­ros podem rela­tar, duran­te o ano intei­ro, pro­ble­mas encon­tra­dos nos arran­jos de embar­que e desem­bar­que das embar­ca­ções, e não ape­nas no perío­do da pes­qui­sa da cam­pa­nha de segu­ran­ça da IMPA (Associação Internacional de Práticos Marítimos). O Diretor dis­se que a tec­no­lo­gia está aber­ta a todos, pois a inten­ção é que seja uti­li­za­da e inte­gra­da mun­di­al­men­te, em prol da segu­ran­ça profissional:

– O apli­ca­ti­vo per­mi­te futu­ros desen­vol­vi­men­tos. E uma das pos­si­bi­li­da­des é que tenha­mos um com­par­ti­lha­men­to das infor­ma­ções em todo o mun­do, de for­ma que um Prático em Cingapura, por exem­plo, sai­ba de ante­mão se o navio que vai mano­brar apre­sen­tou pro­ble­mas no por­to de origem.

Segundo Porthos Lima, a recep­ti­vi­da­de à pro­pos­ta do Brasil foi excelente:

– Após a pales­tra, rece­bi vári­as per­gun­tas e dele­ga­dos de dife­ren­tes paí­ses me pro­cu­ra­ram inte­res­sa­dos no uso da fer­ra­men­ta, entre eles de Alemanha, Irlanda, França e Portugal. Todos fica­ram bem impres­si­o­na­dos com o empre­en­de­do­ris­mo da ini­ci­a­ti­va, mas, prin­ci­pal­men­te, com a nos­sa dis­po­si­ção em fran­queá-la às demais nações.

No Rumo Certo é fun­da­men­tal para a segu­ran­ça do Prático no momen­to mais peri­go­so da ati­vi­da­de, que é a ope­ra­ção de trans­fe­rên­cia da lan­cha de Praticagem para o navio. Um em cada oito arran­jos no mun­do ain­da traz irre­gu­la­ri­da­des, segun­do a pes­qui­sa da IMPA em 2018. Escada de que­bra-pei­to e esca­da de que­bra-pei­to com­bi­na­da com esca­da de por­ta­ló são os prin­ci­pais mei­os de embar­que e desem­bar­que e devem estar con­ser­va­das e ins­ta­la­das em acor­do com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).

A ideia do apli­ca­ti­vo sur­giu a par­tir da cam­pa­nha da IMPA em 2017, com o intui­to de que todos os Práticos fos­sem infor­ma­dos assim que um cole­ga detec­tas­se não con­for­mi­da­des em seu embar­que ou desem­bar­que. Após tes­tes ini­ci­ais na Praticagem do Rio de Janeiro, o App foi dis­po­ni­bi­li­za­do para os 633 Práticos dis­tri­buí­dos nas 22 Zonas de Praticagem do país.

Como fun­ci­o­na

Graças a uma inte­gra­ção com o soft­ware uti­li­za­do pela mai­o­ria das enti­da­des de Praticagem para orga­ni­zar a pro­gra­ma­ção de mano­bras, cada vez que um Prático é desig­na­do para o ser­vi­ço um pro­to­co­lo é envi­a­do para o App, cri­an­do um rela­tó­rio para ser pre­en­chi­do. O docu­men­to já traz infor­ma­ções bási­cas de data, por­to, nome do navio, tipo, ban­dei­ra e nume­ra­ção IMO (Organização Marítima Internacional). O Prático deve com­ple­tar com des­ti­no; bor­da livre da embar­ca­ção; tipo de arran­jo; e se há defi­ci­ên­ci­as com o arran­jo, sis­te­mas de nave­ga­ção e rebo­ca­do­res. Ele pode adi­ci­o­nar ima­gens, obser­va­ções extras e envi­ar o rela­tó­rio, em segui­da, com cópia para as auto­ri­da­des com­pe­ten­tes cadas­tra­das em cada ZP.

Além dis­so, se uma irre­gu­la­ri­da­de é rela­ta­da, uma men­sa­gem auto­má­ti­ca é envi­a­da para o cen­tro ope­ra­ci­o­nal da Praticagem para onde o navio se diri­ge. Dessa for­ma, o pró­xi­mo Prático a mano­brá-lo será aler­ta­do com ain­da mais ante­ce­dên­cia. O navio com pro­ble­ma é incluí­do numa lis­ta e fica em des­ta­que no sis­te­ma para aler­tar que tem algu­ma defi­ci­ên­cia. Se, pos­te­ri­or­men­te, um Prático infor­mar que a irre­gu­la­ri­da­de foi cor­ri­gi­da, a embar­ca­ção dei­xa a lis­ta, mas o his­tó­ri­co de ocor­rên­ci­as é mantido.

Mesmo em ZPs que não con­tam com o soft­ware inte­gra­do, o App está aces­sí­vel. A úni­ca dife­ren­ça é que as infor­ma­ções bási­cas não virão pre­en­chi­das automaticamente.

– O suces­so depen­de da cola­bo­ra­ção de todos nós Práticos. Na cam­pa­nha da IMPA 2018, já tive­mos 771 dos 1.053 rela­tó­ri­os envi­a­dos por meio do apli­ca­ti­vo – con­tou Porthos Lima aos cole­gas da Europa.

No ano pas­sa­do, o Diretor apre­sen­tou, no Encontro da EMPA, o Curso de Atualização para Práticos (ATPR) bra­si­lei­ro, coor­de­na­do pelo Conapra por dele­ga­ção da Autoridade Marítima e refe­rên­cia na América Latina.

O 53º EMPA Meeting ocor­reu em Liverpool com a pre­sen­ça de cer­ca de 200 Práticos de toda a Europa, que deba­te­ram temas como segu­ran­ça no embar­que e desem­bar­que do Prático, novas tec­no­lo­gi­as apli­ca­das à Praticagem e a impor­tân­cia do fator huma­no na atividade.