Bahia Pilots inau­gu­ra novas ins­ta­la­ções nes­ta quin­ta-fei­ra (30/5)

Centro Operacional traz mais segu­ran­ça para a nave­ga­ção na Baía de Todos os Santos

Mais estru­tu­ra e tec­no­lo­gia em prol da segu­ran­ça da nave­ga­ção, da sal­va­guar­da da vida huma­na e da pro­te­ção do meio ambi­en­te na Baía de Todos os Santos, a mai­or do Brasil. Na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (30/5), a Bahia Pilots inau­gu­ra sua nova sede, na Bahia Marina, com um moder­no Centro de Operações que aten­de­rá a todo o Estado da Bahia. Com os equi­pa­men­tos e sis­te­mas adqui­ri­dos, o Centro se apro­xi­ma dos mais inte­li­gen­tes do mun­do, a exem­plo de Santos e outras Praticagens.

O espa­ço foi pro­je­ta­do para aten­der tan­to a ati­vi­da­de fim do ser­vi­ço de Praticagem quan­to as ati­vi­da­des meio, prin­ci­pal­men­te, no auxí­lio à comu­ni­da­de marí­ti­ma em situ­a­ções de emer­gên­cia. As ins­ta­la­ções con­tam com audi­tó­rio para até 30 pes­so­as, aco­mo­da­ções para des­can­so dos Práticos e um Gabinete de Crise, inte­gra­do ao Centro de Operações, à dis­po­si­ção da Capitania dos Portos da Bahia para empre­go no aci­o­na­men­to do Plano de Auxílio Mútuo na Baía de Todos os Santos em caso de acidentes.

Sob o aspec­to tec­no­ló­gi­co, a Bahia Pilots pro­mo­veu a moder­ni­za­ção dos recur­sos tan­to em hard­ware quan­to em soft­ware. Atualmente, estão em ope­ra­ção duas esta­ções mete­o­ro­ló­gi­cas (Porto de Salvador e Ilhéus) e pelo menos outras duas deve­rão entrar em fun­ci­o­na­men­to em bre­ve (Porto de Aratu e Temadre), abran­gen­do as prin­ci­pais áre­as de mano­bras da Praticagem.

Duas câme­ras de vídeo (Porto de Salvador e Ilhéus) tam­bém já ofe­re­cem exce­len­tes infor­ma­ções para agre­gar segu­ran­ça às mano­bras naque­les por­tos. Outras qua­tro estão previstas.

O desen­vol­vi­men­to de um pro­je­to de bali­za­men­to vir­tu­al, em aná­li­se jun­to à Capitania dos Portos da Bahia, e a ado­ção do sis­te­ma de cala­do dinâ­mi­co ReDRAFT con­tri­bui­rão para ampli­ar a segu­ran­ça das ope­ra­ções de gran­des navi­os por­ta-con­têi­ner, no Porto de Salvador, bem como nas mano­bras de navi­os petro­lei­ros com cala­do supe­ri­or a 20m duran­te ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia de óleo entre navi­os (ship to ship) nos por­tos e ter­mi­nas da Bahia.

No even­to des­ta quin­ta-fei­ra, são espe­ra­dos repre­sen­tan­tes do Congresso Nacional, da Autoridade Marítima, da Autoridade Portuária, do Conselho Nacional de Praticagem, de Terminais de Uso Privativo, Armadores Nacionais e Estrangeiros e Agências Marítimas.

Sobre a Praticagem

A Praticagem é o ser­vi­ço de asses­so­ria aos Comandantes de navi­os para nave­ga­ção e mano­bras em águas que apre­sen­tam pecu­li­a­ri­da­des que difi­cul­tam a livre e segu­ra movi­men­ta­ção das embar­ca­ções, como ven­tos, cor­ren­tes, maré etc. No Brasil, exis­tem 21 Zonas de Praticagem obrigatória.

A Bahia Pilots atua na ZP-12, que abran­ge os portos/terminais de Salvador, Usiba, Aratu, Base Naval, Ford, TPC, Dow Química, Temadre, TRBA, São Roque e Ilhéus (recém-incor­po­ra­do).

Com 27 Práticos, a enti­da­de dis­põe de qua­tro lan­chas de Praticagem e já enco­men­dou uma quin­ta. O seu Centro de Operações aten­de a todo o Estado da Bahia, inin­ter­rup­ta­men­te, nos 365 dias do ano, com a pre­sen­ça de ope­ra­do­res bilín­gue. A Bahia Pilots pos­sui, ain­da, local apro­pri­a­do para o arma­ze­na­men­to de mate­ri­al de suas lan­chas e con­ta com o apoio da Bahia Marina para a manu­ten­ção de suas embarcações.

Serviço do evento

Inauguração da nova sede da Bahia Pilots

Data: 30/5 (quin­ta-fei­ra).

Horário: 11 horas.

Endereço: Avenida Lafayete Coutinho 1010, lojas 38–40, Bahia Marina, Salvador.