Manaus Pilots res­ga­ta náu­fra­gos no Rio Amazonas

A Praticagem con­ti­nua cum­prin­do, em todo o Brasil, com o seu dever regu­la­men­tar de apoi­ar ações de bus­ca e sal­va­men­to. Dessa vez, o auxí­lio foi pres­ta­do na Zona de Praticagem 02, que vai de Itacoatiara a Tabatinga (AM).

No fim da tar­de do dia 23 de outu­bro, o prá­ti­co Carlos Tavares des­cia o Rio Amazonas, a bor­do do navio Santos, quan­do avis­tou dois náu­fra­gos agar­ra­dos em cai­xas de iso­por, já nas pro­xi­mi­da­des do Encontro das Águas, entre Manaus e Itacoatiara.

Após des­vi­ar a embar­ca­ção e asse­gu­rar que os homens esta­vam em dis­tân­cia segu­ra, ele ten­tou con­ta­to pri­mei­ro com a Marinha e, em segui­da, com a Manaus Pilots, uma das enti­da­des que pres­tam ser­vi­ço de Praticagem na região.

Vinte minu­tos depois, a tri­pu­la­ção da lan­cha MP‑1 che­gou ao local. Uma lan­cha de pas­sa­gei­ro que tam­bém bai­xa­va o rio já tinha efe­tu­a­do o res­ga­te e os náu­fra­gos foram, então, trans­fe­ri­dos para a lan­cha da Praticagem. Eles foram leva­dos até o Ceasa, onde uma ambu­lân­cia do Samu já os aguar­da­va. Um deles teve par­te das cos­tas quei­ma­da pela gaso­li­na que der­ra­mou na água. A dupla con­tou que esta­va em um bote com motor de popa 15 Hp e fazia a tra­ves­sia do bair­ro Colônia Antônio Aleixo para a loca­li­da­de conhe­ci­da como “Marchantaria”.

A Manaus Pilots con­ta com 20 prá­ti­cos com­pro­me­ti­dos com a segu­ran­ça da nave­ga­ção, a sal­va­guar­da da vida huma­na e a pro­te­ção do ambi­en­te hídri­co na Amazônia. A enti­da­de dis­põe de dois cen­tros ope­ra­ci­o­nais, em Manaus (sede) e em Itacoatiara.