GRUPO BAP PRESTA APOIO EM SALVAMENTO NA BAÍA DE MACAPÁ

O Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP), que atua na Zona de Praticagem 01 (Fazendinha/AP-Itacoatiara/AM), apoi­ou o sal­va­men­to de três pes­so­as que se encon­tra­vam em uma embar­ca­ção à deri­va na Baía de Macapá.

No dia 25 de julho, por vol­ta das 18h, o Grupo BAP foi infor­ma­do pela Cooperativa Unipilot que a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) soli­ci­ta­ra apoio no res­ga­te da embarcação.

Após a che­ga­da dos sar­gen­tos da CPAP, Trindade e Maraes, às 19h01min, a pra­ti­ca­gem aci­o­nou a tri­pu­la­ção da lan­cha BAP SANTARÉM, com­pos­ta pelos mari­nhei­ros José Alcântara e José Celestino. Juntamente com os repre­sen­tan­tes da Autoridade Marítima, eles par­ti­ram da base em Fazendinha em bus­ca da embarcação.

A embar­ca­ção de peque­no por­te foi avis­ta­da por vol­ta das 19h35min, com dois adul­tos e uma cri­an­ça a bor­do. Os repre­sen­tan­tes da Autoridade Marítima efe­tu­a­ram os pro­ce­di­men­tos de pri­mei­ros socor­ros e res­ga­te. Os ocu­pan­tes foram, então, trans­fe­ri­dos para a lan­cha BAP SANTARÉM, onde rece­be­ram água e ali­men­ta­ção. A lan­cha retor­nou a Fazendinha às 21h07min.

Cooperar com ati­vi­da­des de bus­ca e sal­va­men­to sem­pre que soli­ci­ta­da é um dos deve­res da Praticagem do Brasil pre­vis­tos nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC).

O Serviço de Busca e Salvamento, conhe­ci­do pela sigla SAR (Search And Rescue), é rea­li­za­do pela Marinha do Brasil, poden­do envol­ver outros órgãos públi­cos e a cola­bo­ra­ção even­tu­al de enti­da­des pri­va­das, de acor­do com a NORMAM-10/DPC.