GOVERNADOR DA PARAÍBA VISITA SIMULADOR DA PRATICAGEM DO BRASIL

O gover­na­dor da Paraíba, João Azevêdo, e a pre­si­den­te da Companhia Docas do esta­do, Gilmara Temóteo, visi­ta­ram, na ter­ça-fei­ra (13/12), o Instituto Praticagem do Brasil e o seu cen­tro de simu­la­ções de mano­bras, em Brasília. O obje­ti­vo foi conhe­cer as pos­si­bi­li­da­des de estu­dos para aumen­to do por­te dos navi­os no Porto de Cabedelo, que pas­sa por obra de dra­ga­gem do seu canal de acesso. 

O cen­tro de simu­la­ções da pra­ti­ca­gem dis­põe de um simu­la­dor full mis­si­on, implan­ta­do em par­ce­ria com a Universidade de São Paulo (USP) e capaz de simu­lar mano­bras sob novas con­di­ções em qual­quer porto. 

O pre­si­den­te da Praticagem do Brasil e pre­si­den­te do Conselho de Administração do Instituto, prá­ti­co Ricardo Falcão, e a dire­to­ra exe­cu­ti­va do Instituto, Jacqueline Wendpap, rece­be­ram a comi­ti­va esta­du­al com o geren­te téc­ni­co, Jeferson Carvalho.

– Temos um simu­la­dor ope­ran­do no esta­do da arte que, ali­a­do à exper­ti­se da pra­ti­ca­gem, pode aju­dar a tra­zer mais pro­du­ti­vi­da­de para os por­tos com segu­ran­ça. Navios mai­o­res sig­ni­fi­cam mais car­ga, desen­vol­vi­men­to e empre­go nos esta­dos – dis­se o pre­si­den­te Ricardo Falcão. 

A pre­si­den­te da Docas da Paraíba afir­mou que a apro­xi­ma­ção com a pra­ti­ca­gem vai tra­zer mais cele­ri­da­de no aten­di­men­to às neces­si­da­des do porto:

– Agradeço, em nome do nos­so gover­na­dor, a recep­ção às deman­das do Porto de Cabedelo, na cer­te­za de que essa coo­pe­ra­ção téc­ni­ca irá agi­li­zar as homo­lo­ga­ções que pre­ci­sa­mos para uti­li­za­ção do novo canal de aces­so após a dra­ga­gem, assim como tra­rá inú­me­ras melho­ri­as para a exce­lên­cia da navegação. 

Na comi­ti­va esta­du­al, esti­ve­ram os secre­tá­ri­os esta­du­ais da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, e da Fazenda, Marialvo Laureano, além do secre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Representação Institucional em Brasília, Adauto Fernandes.

Também com­pa­re­ce­ram o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, o pre­si­den­te do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, e o con­se­lhei­ro do Nordeste Export, Fábio Silveira.